Carregando...

​Abertura do Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial no Tocantins. O Sistema FAET/SENAR é um dos realizadores do evento



Por:  Assessoria de Comunicação / SEAGRO
 
Teve início na manhã da quinta-feira, 17, na sede do Sistema FAET/SENAR, o Simpósio de Desenvolvimento da Aquicultura do Tocantins. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e o Centro Universitário Católica do Tocantins também são realizadores do evento que segue até dia 19, sábado. Estão participando cerca de 200 participantes entre estudantes, técnicos, produtores e gestores.
 
Na abertura do evento, o Presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, comentou sobre a importância do Simpósio “Nosso objetivo é a difusão de informações do setor pecuário que mais cresce no Brasil, oferecendo conhecimentos técnicos de gestão e buscando o fortalecimento da cadeia de aquicultura no estado. Queremos Fomentar, promover e divulgar a produção de peixes.”, relatou.
 
 
A programação do Simpósio é composta pela parte teórica, nos dias, 17 e 18, no auditório da instituição. As palestras realizadas são voltadas para diversos temas como: planejamento na piscicultura; sistema de gestão na piscicultura; Censo da piscicultura no Tocantins; panorama da produção de lambaris: avanços e desafios, e os 10 anos da Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins.
 
 
Na palestra “O mercado de peixe no Brasil e no Mundo” realizada na manhã desta quinta-feira, pela Senadora Kátia Abreu, foi feita uma explanação sobre a piscicultura mundial “O Brasil ocupa a 13ª posição no ranking mundial de produção de peixes e movimenta cerca de 1 milhão de empregos de forma direta e indireta. No Tocantins, temos condições favoráveis, como rios que cortam o estado, além de possuirmos mercado consumidor interno e externo. Temos muito potencial para crescer e se destacar nessa cadeia”, informou.
 
A produtora rural, Genesi Barros, do município de Almas, comentou que o evento trouxe mais esclarecimento sobre a cadeia “Acredito que a Piscicultura do nosso estado pode ser destaque nacional. As palestras tem mostrado a nós produtores a importância dessa cadeia no estado, que hoje ocupa a 6º posição no ranking nacional na produção de espécies nativas”, explicou.
 
As palestras contará com palestrantes que atuam diretamente no estado e pesquisadores de renome nacional.
 
Presentes na abertura:
 
Além dos produtores rurais, técnicos e gestores, estiveram presentes no evento, o vice Governador do Tocantins, Wanderley Barbosa; Senadora Kátia Abreu; Superintendente do Senar Rayley Luzza, Diretor Superintendente do SEBRAE, Moises Gomes; Reitor do Centro universitário Católica, Padre Helenes Oliveira; Secretário da SEAGRO, Cesar Halum; Presidente da Ruraltins, Thiago Dourado; Presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque; Chefe Geral da Embrapa, Alexandre Aires, Deputado Estadual Olyntho Neto.