Carregando...

​ Abipesca anuncia parceria para modernização da SDA


A Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca) formalizou parceria com o Movimento Brasil Competitivo no projeto de digitalização da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): a SDA DIGITAL.
 
A associação e outras cinco entidades privadas do  setor agropecuário disponibilizarão cerca de R$ 3,6 milhões de reais para investimento numa plataforma digital de autocontrole que auxiliará o governo na modernização de processos. Segundo a associação, o valor foi financiado por seus associados em um movimento coletivo de transformação social e governamental.
 
De acordo com o Mapa, o projeto é a base para implantação do autocontrole no setor de defesa agropecuária, e tem como objetivo desburocratizar e modernizar a relação do governo com o setor privado.
 
A iniciativa prevê diferentes modernizações, como Regulação Digital "Mapa Legis"; Autocontrole Digital; e Fiscalização Digital. O projeto de lei já está tramitando no Congresso e a expectativa é que seja aprovado ainda esse ano.
 
“Esse desenvolvimento tecnológico afetará não apenas o setor de pescado, mas todo o País como líder no setor agropecuário mundial”, contou a Abipesca.
 
Alguns benefícios previstos são a fiscalização baseada em risco; a possibilidade de monitoramento em tempo real; uma plataforma para envio de resultados laboratoriais; e a transparência e agilidade nos processos administrativos.
 
Movimento Brasil Competitivo
 
O Movimento Brasil Competitivo é uma organização da sociedade civil, apartidária, que aproxima os setores público e privado, investe na cultura de governança, promove a gestão de excelência com o objetivo de ampliar a competitividade nacional, o aumento da capacidade de investimento do Estado e a melhoria dos serviços públicos essenciais oferecidos aos brasileiros.
 
“A entidade busca mecanismos que permitam um projeto de governo bem estabelecido ao propor parcerias e projetos que disseminem o conceito de governança e implementem metodologias de gestão na administração pública”, explicou a associação.
 
Além disso, a organização também busca uma transformação digital que permita a melhoria dos serviços públicos e do ambiente de negócios. A redução do custo Brasil é outro objetivo da entidade, que procura combater a complexidade do sistema tributário, a insegurança jurídica, entre outros.
 
SDA Digital
 
A SDA Digital é o processo de digitalização da Secretaria de Defesa Agropecuária, que tem o objetivo de auxiliar o governo na modernização de processos burocráticos que atingem todo o processo industrial e, por consequência, as mercadorias recebidas pela população.
 
Para a Abipesca, a SDA Digital resultará no monitoramento da fiscalização dos processos internos das indústrias alimentícias que passarão a ser feitos digitalmente, por meio de uma plataforma digital de autocontrole, o que dispensará o acompanhamento em papel, tornando o processo de auditoria mais instantâneo.
 
“Isso resultará na independência das indústrias no sistema de autocontrole, pois os procedimentos e processos envolvidos na fiscalização (relatórios, resultados de amostras, solicitação de alterações) serão praticamente simultâneos, proporcionando ganho em tempo e produtividade”, destacou.
 
A associação ainda ressalta que os processos produtivos dentro das indústrias serão otimizados, os custos burocráticos (gastos laboratoriais, multas e perdas de produtos por atrasos de aprovações) serão amenizados, e a sociedade terá acesso à produtos com maior rapidez e a preços justos relativos ao custo de produção.
Por Seafood Brasil
Foto: Divulgação