Carregando...

​Ação de manejo e treinamento para combate aos incêndios e queimas ilegais recebe suporte aéreo no Jalapão


O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-TO) realizou nos dias 3 e 4, ação preventiva e preparo de equipes para operação de manejo e combate aos incêndios e queimas ilegais na região do Parque Estadual do Jalapão (PEJ).
 
Além do reconhecimento e mapeamento das áreas de pouso para o helicóptero, caso seja necessário o combate a incêndio ou queima ilegal em área de difícil acesso, no período crítico de estiagem; também houve o treinamento dos brigadistas da região e comunidade local, para ações do MIF (Manejo Integrado do Fogo), com foco nos protocolos de segurança nas ações com o uso da aeronave. E houve ainda o monitoramento de áreas onde já foi realizado o MIF, em anos anteriores.
 
“A utilização da aeronave foi importante nessa visita à região. Na oportunidade, fiscalizamos a área do Parque a respeito da caça ilegal, nas margens do Rio Novo. Essa era uma demanda das comunidades, que relataram a ocorrência e procedemos com a vistoria. Realizamos atividades sociais com as comunidades para tratar das queimas prescritas, de acordo com os objetivos dos comunitários, nos deslocando juntos até as áreas mais distantes dentro da Unidade de Conservação, para que eles pudessem fazer suas queimas, na companhia da brigada”, conta Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins.
 
Warley Rodrigue enfatiza que os brigadistas também participaram de um treinamento relacionado aos procedimentos de embarque e desembarque da aeronave, com equipamento de combate e manejo; que durante o sobrevoo foram mapeadas as futuras zonas de pouso, para situações de combate a incêndios, como em cima da Serra do Espírito Santo e da Serra do Jalapinha, que segundo o diretor são locais de difícil acesso, onde é preciso apoio e suporte aos brigadistas, porque são locais que não tem água.
 
“A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Ciopaer vem para contribuir, concretizando essa parceria com o Naturatins, nas atividades de MIF, nos diversos locais de atuação. Nossa plataforma visa dar celeridade, objetividade e efetividade nas ações educativas, preventivas e até repressivas, sempre em apoio ao órgão executor e seus parceiros, no Tocantins. Para tanto, é necessário dar continuidade ao planejamento dessas ações, realizando atividades de treinamento e antecipando reações que possam comprometer a execução propriamente dita”, pontua o major PM Aldo, comandante do helicóptero Ciopaer.
 
“A gente vem trabalhando o Manejo Integrado do Fogo desde o dia 15 de abril, com a realização de várias queimas prescritas dentro do Parque, nas comunidades quilombolas Carrapato, Boa Esperança e Mumbuca. Neste ano o nosso foco é trabalhar junto com as comunidades e proprietários de terras em áreas que já são de manejo mesmo, prioridade do Parque, aceiros nas matas, borda de serra, as veredas de capim dourado e assim evitar os grandes incêndios no período crítico entre agosto e setembro”, detalha Reinaldo Tavares de Sousa, supervisor do Parque do Jalapão.
 
Para Reinaldo Tavares, o apoio da equipe do Ciopaer da Secretaria de Segurança Pública junto com o Naturatins foi muito importante para o mapeamento da área e treinamento das equipes, sobretudo permitiu o atendimento de dois comunitários, com suporte do deslocamento aéreo, para queimas prescritas de áreas e retorno para as comunidades, uma vez que o transporte é rápido e eficiente.
 
O senhor Adão Ribeiro Cunha, da Comunidade Boa Esperança foi um dos comunitários que acompanhou as equipes do Ciopaer e Naturatins, para receber suporte dos brigadistas durante a queima prescrita de uma área e embarcou na ação que teve o apoio da aeronave.
 
A previsão é que as queimas prescritas sob orientação do MIF vão continuar sendo realizadas semanalmente até o final do mês, quando será iniciado o preparo para o combate aos incêndios e queimas ilegais, entre os meses de julho a setembro, deste ano.
Por  Cleide Veloso/Governo do Tocantins
Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins