Carregando...

​Agrotins 2021: Aproveite e navegue pela ferramenta Produtor on-line disponível para o setor agropecuário


Se o tema da 21ª Edição da Feira de Tecnologia Agropecuária - Agrotins 2021 100% Digital é “Agro 4.0- Tecnologia e Campo”, visando a utilização de inovações tecnológicas, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) vai ao encontro com esse objetivo, por meio da ferramenta Produtor on-line, disponível gratuitamente no site institucional adapec.to.gov.br. Lá é possível, entre os principais serviços, o produtor rural emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV).
 
É rápido, fácil e prático; basta procurar a Agência para obter login e senha, munido da documentação exigida, e acessar os serviços. “É mais comodidade e economia de tempo e dinheiro, já que o produtor não precisará se deslocar até o escritório da Agência. Além disso, há menos burocracia nos serviços oferecidos pelo órgão”, ressalta o presidente da Adapec, Paulo Lima.
 
Mais informações basta entrar em contato pelo 0800 063 11 22, das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira, ou procurar um escritório da Agência, presente nos 139 municípios do Estado. Devido a pandemia da Covid-19, o atendimento deverá ser agendado para evitar aglomerações. Os contatos dos escritórios estão disponíveis no site da Adapec.
 
e-GTA
 
Após obter autorização do acesso à ferramenta, o produtor rural precisará manter um saldo pré-pago, que não expira, para gerar a Guia de Trânsito Animal eletrônica.
 
PTV
 
Os produtores rurais que transitam com plantas ou partes de vegetais com restrição fitossanitária, poderão emitir on-line a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV). Este documento é exigido para o transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário destes produtos.
 
A medida visa o controle de pragas quarentenária presente, praga não quarentenária regulamentada, praga de interesse da Unidade da Federação e por exigência de país importador, salvo quando for dispensada em normas específicas da praga.
Por Dinalva Martins/Governo do Tocantins
Foto: Adapec/Governo do Tocantins