Carregando...

​Cidade dos EUA alerta moradores após encontrar 'peixe-dourado gigante' em lago; espécie é considerada invasora


A prefeitura de uma cidade do Minnesota, nos Estados Unidos, fez um alerta aos seus moradores após encontrar "espécimes gigantes" de peixinhos-dourados em um lago da região.

Autoridades  da cidade de Burnsville recuperaram ao menos seis peixes da família Cyprinidae que nadavam no lago Keller, dentro da reserva ambiental de mesmo nome.

Os peixes, vendidos como animais de estimação, teriam sido abandonados no local por seus antigos donos, segundo a equipe do serviço ambiental.
A prática é uma ameaça à biodiversidade local uma vez que a espécie exótica – ou seja, que não pertence àquele ambiente – é considerada invasora.
As invasões biológicas já são a segunda maior causa de extinção de espécies em todo o planeta, atrás apenas da exploração comercial, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza.

Em um comunicado, a prefeitura afirmou que – em liberdade – os animais crescem mais do que o esperado e contribuem para a má qualidade da água ao consumir sedimentos e raízes de plantas.

Mas essa não foi a primeira vez que um achado desses foi feito nos EUA. Em 2013, por exemplo, pesquisadores da Universidade de Nevada encontraram 15 espécimes gigantes no Lago Tahoe.

O que é uma espécie invasora?
É considerada exótica a espécie que está fora de sua área de distribuição natural. Uma parcela pode se proliferar e ameaçar o ecossistema local.

Quando isso acontece, elas passam a ser consideradas “espécies exóticas invasoras” – e viram sinônimo de problema.

A introdução de espécies exóticas em ambientes naturais pode ocorrer de diversas maneiras. São quatro os motivos mais comuns:

Interesse comercial
Transporte marítimo
Tráfico de animais
Transporte involuntário
Por UOL Notícias 
Foto: Divulgação