Carregando...

CNA e empresários apresentam demandas do setor de pescados ao ministro da Economia



A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e empresários do setor de pescados apresentaram ao ministro da Economia, Paulo Guedes, os principais entraves que a cadeia produtiva tem vivenciado nesse momento de pandemia do coronavírus.
 
A principal demanda é que o crédito chegue até o produtor, explicou o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono.
 
“Apresentamos ao ministro a dificuldade que os produtores têm de acessar o crédito. Apesar de o Governo Federal disponibilizar um recurso de custo baixo ao sistema bancário, esse crédito não está chegando à ponta por muitos entraves burocráticos dos bancos.”
 
Outro ponto discutido na reunião foi a necessidade de uma linha de crédito emergencial para os produtores que estão com problemas para comercializar a produção. 
 
“Quando o produtor tem dificuldade na comercialização, ele entra em uma crise de fluxo de caixa porque tem despesas bastante pesadas, principalmente com ração e mão de obra. Ou seja, o atraso na venda cria a necessidade de um capital de giro extra”, afirmou Ono.
 
Segundo ele, Paulo Guedes disse que o governo deve anunciar em breve um programa de ajuda às empresas, com capital de giro de até 30% do faturamento anual. Com o fechamento do setor de turismo e paralisação das viagens de negócios, houve uma queda significativa nas vendas do segmento.
 
“Esse socorro vai trazer fôlego para as empresas superarem esse momento da pandemia, considerando que o segmento vende parte significativa dos produtos para o setor de food service”, ressaltou Eduardo Ono.
 
A garantia para o financiamento do custeio foi outro item da pauta com Guedes. Historicamente, o peixe que está na criação não serve como garantia para o financiamento do custeio como acontece com o boi na pecuária.
 
“Existem vários entraves para isso, mas o ministro se comprometeu a verificar essa situação, até porque o peixe e o camarão se enquadram nas mesmas regras do plantel pecuário”, afirmou o presidente da Comissão da CNA.
 
A reunião aconteceu por videoconferência organizada pela Frente Parlamentar em Defesa do Pescado na Câmara dos Deputados. Também participaram do encontro os presidentes da Frente, deputado federal Luiz Nishimori, da Câmara Setorial de Produção e Indústria de Pescado do Ministério da Agricultura, Eduardo Lobo, e da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar de Paiva Rocha.
 
Como encaminhamento da reunião, a CNA e o setor da pesca enviarão um documento com as solicitações do segmento para o Ministério da Economia.