Carregando...

Com assinatura de Termo de Cooperação em Miracema, Pesca e Aquicultura retoma atividades do programa Trilha da Piscicultura


O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), lançou na terça-feira, 20, em Miracema do Tocantins, a nova temporada do programa Trilha da Piscicultura. No encontro, realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Miracema (Aciam), foi assinado o Termo de Cooperação Técnica que vai propiciar o desenvolvimento da Política Municipal no setor. 

Em conjunto com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), a Sepea atende a Colônia de Pescadores de Miracema e microrregião metropolitana, proporcionando subsídios para que possam concluir a obra da agroindústria, que atenderá o município e região. 

A secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, ressaltou que o incentivo do Governo do Tocantins aos pescadores trará resultados a longo prazo. “Na época do defeso, em que vocês não poderão pescar, vocês estarão retirando do tanque-rede de vocês. Na época da Piracema, vocês estarão trabalhando a aquicultura de forma que vocês vão achar tão bom, que vão aos poucos aumentando, até deixar os peixes nativos que há nos rios para outras atividades, como o turismo pesqueiro”, explicou a secretária. 

A prefeita de Miracema, Camila Fernandes, que recebeu a Trilha da Piscicultura com boas expectativas, garantiu que o compromisso firmado terá frutos. “Agradecemos por vocês trazerem aqui para nós essa oportunidade e eu tenho certeza de que, quando todos os municípios conhecerem melhor o programa, vão abraçar de corpo e alma, pois é um sonho que se busca realizar há muito tempo e eu vejo a oportunidade aqui. O fortalecimento de uma agroindústria aqui vai melhorar, não só economicamente, mas eu tenho certeza que a visão, que nós vamos levar para as cidades, será de grande valor”, pontuou a gestora. 

O secretário-executivo da Sics, Milton Neris, destacou que a parceria entre os órgãos do Governo do Tocantins faz com que a produção atenda todos os requisitos de mercado e ainda gere renda e fortaleça a aquicultura do Estado. “No caso daqui, da Trilha da Piscicultura, toda essa produção que vai crescer e desenvolver para ter pescado para a comercialização, faz com que nós possamos entrar com o subprograma Produtos da Terra, para poder desenvolver com essa comunidade as agroindústrias”, enfatizou o secretário-executivo. 

“Para nós, é uma imensa felicidade receber o pessoal da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura com esse programa”, celebrou a presidente da Colônia de Pescadores Artesanais e Profissionais Z-16 de Miracema e Tocantínia (Copemito), Maria do Socorro Sousa.

Presenças 

Também participaram da reunião técnica os representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), do Sebrae, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Embrapa Pesca e Aquicultura, da prefeitura de Tocantínia e do Parque Aquícola de Lajeado.


Por Gisele Burjack/Governo do Tocantins
Foto: Reprodução