Carregando...

​Criar alevinos, algumas dicas.


O que são Alevinos?
São peixes que acabaram de deixar a fase de larva, exatamente quando começam a se alimentar no ambiente externo. Nesta fase é extremamente necessário cuidados especiais e acompanhamento constante, pois, ele estão em pleno desenvolvimento. Atenção especial com relação ao manejo nutricional.
 
É importante frisar que a evolução corporal exige que os Alevinos estejam sempre adaptando ao ambiente da melhor maneira possível.
 
Nesta fase pode ocorrer uma mortalidade de peixes muito grande devido à falta de habilidade das larvas em se adaptar ao novo ambiente. Um exemplo seria a falta de habilidade para se alimentar.
 
Começa ocorrer nesta fase um ganho de peso acelerado e é necessário controlar a alimentação dos alevinos para que seja algo equilibrado. Eles devem receber rações ricas em proteína e energia, para acelerar o crescimento dos peixes.
 
Os carboidratos devem ser evitados, pois possuem moléculas muito complexas e limitam a digestão dos alevinos.
 
É importante ressaltar que este período o aparelho digestivo dos alevinos estão em pleno desenvolvimento, o piscicultor deve oferecer alimento em pequenas quantidades e com uma freqüência elevada, assim, tornando-os os alevinos mais “ativos” fazendo que com eles se adéqua ao modo de alimentação mais correto.
 
Esses alevinos são a semente da atividade da piscicultura, portanto é essencial que tenham uma boa genética, que sejam adequadamente manejados num ambiente saudável e, naturalmente, que sejam bem alimentados.
 
Alguns detalhes para observar:
Os alevinos são seres muitos sensíveis e em desenvolvimento, portanto, a qualidade do alimento oferecido aos alevinos é importantíssima.
Uma dieta de má qualidade compromete todos os resultados.
Alevinos alimentados com rações deficientes poderão apresentar problemas no crescimento.
As conseqüências da alimentação inadequada nessa fase são preocupantes, pois, a rápida mortalidade dos peixes é o principal efeito.
Por Colpani Piscicultura
Foto: Divulgação