Notícias
Desafio Like a Farmer vai premiar startups com soluções para a aquicultura do país
Natal – Uma oportunidade para os negócios de base tecnológica do país que atuam com soluções inovadoras voltadas para o agronegócio de se capacitarem, darem os primeiros passos rumo à internacionalização, fazer novas conexões com o mercado e ainda receberem de bônus uma premiação em dinheiro. Essa é a proposta do Desafio Sebrae Like a Farmer RN 2023, uma competição nacional de startups para impulsionar esse tipo de empreendimento e estimular a aplicação de ideias inovadoras para o segmento da aquicultura do Brasil. Lançado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com o Sebrae Nacional, o programa vai selecionar 15 startups com as melhores soluções para os entraves identificados nas cadeias produtivas da carcinicultura, piscicultura, ostreicultura e algicultura brasileira. As três melhores serão premiadas com um bônus em dinheiro nos valores de R$ 5 mil, R$ 10 mil e R$ 15 mil
O edital para a seleção pública já está aberto e as inscrições vão até o dia 30 deste mês pela internet. O formulário está disponível no site do programa, que pode ser acessado pelo meio do link https://programas.sebraestartups.com.br/in/sebraelikeafarmeraquicultura/ Podem participar da competição empreendimentos formalizados como pequenos negócios, na condição de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). Quem ainda não possui uma startup, mas tem uma ideia com potencial inovador, também pode se inscrever, porém, para receber a premiação, é preciso estar com a empresa registrada até a etapa final e comprovar a formalização. Estão aptas a se inscrever e participar da jornada de capacitação ofertada pelo Desafio Like a Farmer RN 2023 as startups em fase de ideação, operação ou tração.
Semelhante ao já consolidado Desafio Like a Boss, a batalha de startups do agronegócio vai incentivar e impulsionar os negócios selecionados com uma trilha de mentorias, instruções, orientações e conhecimento sobre o ecossistema inovador nacional e internacional, além de participação em rodadas de negócios com investidores e, ao final, o acesso garantido ao Demoday, previsto para ocorrer durante a 19ª Feira Internacional de Camarão (Fenacam), no período de 14 a 17 de novembro, em Natal.
De acordo com a gerente da Unidade de Desenvolvimento do Agronegócio do Sebrae-RN, Mona Paula Nóbrega, inicialmente, serão 15 startups, sendo que oito avançam na competição até que três chegam à final para ganhar um prêmio de até R$ 15 mil cada.
“O Desafio Sebrae Like a Farmer é o primeiro edital de convocação de startups para se debruçarem sobre os gargalos e desafios da cadeia da aquicultura, mais especificamente a da carcinicultura. Queremos fazer essa convocação para esses empreendedores de todo o Brasil conhecerem os problemas do setor e devolverem soluções causes capazes de levar inovação e tecnologia para o segmento”, detalha Mona Nóbrega
.
O objetivo do Desafio Sebrae Like a Farmer é trabalhar a conexão de startups brasileiras com soluções de tecnologia e inovação para cadeia da aquicultura, para expansão de mercado, por meio de uma competição integrada e preparação desses negócios em fase de ideação, operação ou tração para iniciativas de visibilidade nacional e internacional. Para chegar a final, os participantes terão de atender a critérios, como a viabilidade tecnológica da ideia, o potencial de inovação, a necessidade e a importância da solução para o mercado, a experiência e capacidade técnica da equipe da startup concorrente e o potencial para internacionalização.
Isso porque a intenção da competição é despertar a atenção das startups para as oportunidades da internacionalização e expansão das atividades para o mercado interno e externo, promovendo uma mudança significativa no ecossistema de inovação no agronegócio, atendendo principalmente cadeias produtivas prioritárias, como a dá camarão, peixes, ostras e algas. Após toda trilha de preparação, as três com os melhores desempenhos serão finalistas e ocuparão o ranking de melhores soluções Agtech.
Por Redação - ASN Rio Grande do Norte - Agência Sebrae de Notícias
Foto: Divulgação
O edital para a seleção pública já está aberto e as inscrições vão até o dia 30 deste mês pela internet. O formulário está disponível no site do programa, que pode ser acessado pelo meio do link https://programas.sebraestartups.com.br/in/sebraelikeafarmeraquicultura/ Podem participar da competição empreendimentos formalizados como pequenos negócios, na condição de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). Quem ainda não possui uma startup, mas tem uma ideia com potencial inovador, também pode se inscrever, porém, para receber a premiação, é preciso estar com a empresa registrada até a etapa final e comprovar a formalização. Estão aptas a se inscrever e participar da jornada de capacitação ofertada pelo Desafio Like a Farmer RN 2023 as startups em fase de ideação, operação ou tração.
Semelhante ao já consolidado Desafio Like a Boss, a batalha de startups do agronegócio vai incentivar e impulsionar os negócios selecionados com uma trilha de mentorias, instruções, orientações e conhecimento sobre o ecossistema inovador nacional e internacional, além de participação em rodadas de negócios com investidores e, ao final, o acesso garantido ao Demoday, previsto para ocorrer durante a 19ª Feira Internacional de Camarão (Fenacam), no período de 14 a 17 de novembro, em Natal.
De acordo com a gerente da Unidade de Desenvolvimento do Agronegócio do Sebrae-RN, Mona Paula Nóbrega, inicialmente, serão 15 startups, sendo que oito avançam na competição até que três chegam à final para ganhar um prêmio de até R$ 15 mil cada.
“O Desafio Sebrae Like a Farmer é o primeiro edital de convocação de startups para se debruçarem sobre os gargalos e desafios da cadeia da aquicultura, mais especificamente a da carcinicultura. Queremos fazer essa convocação para esses empreendedores de todo o Brasil conhecerem os problemas do setor e devolverem soluções causes capazes de levar inovação e tecnologia para o segmento”, detalha Mona Nóbrega
.
O objetivo do Desafio Sebrae Like a Farmer é trabalhar a conexão de startups brasileiras com soluções de tecnologia e inovação para cadeia da aquicultura, para expansão de mercado, por meio de uma competição integrada e preparação desses negócios em fase de ideação, operação ou tração para iniciativas de visibilidade nacional e internacional. Para chegar a final, os participantes terão de atender a critérios, como a viabilidade tecnológica da ideia, o potencial de inovação, a necessidade e a importância da solução para o mercado, a experiência e capacidade técnica da equipe da startup concorrente e o potencial para internacionalização.
Isso porque a intenção da competição é despertar a atenção das startups para as oportunidades da internacionalização e expansão das atividades para o mercado interno e externo, promovendo uma mudança significativa no ecossistema de inovação no agronegócio, atendendo principalmente cadeias produtivas prioritárias, como a dá camarão, peixes, ostras e algas. Após toda trilha de preparação, as três com os melhores desempenhos serão finalistas e ocuparão o ranking de melhores soluções Agtech.
Por Redação - ASN Rio Grande do Norte - Agência Sebrae de Notícias
Foto: Divulgação