Carregando...

​Governo do Tocantins participa de workshop sobre mercado de carbono em Minas Gerais


Diante da importância do tema sobre redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) para limitar as mudanças climáticas, o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, representando o Governo do Tocantins, participou do workshop “Mercados de Carbono: caminhos para impulsionar soluções climáticas baseadas em mecanismos de mercado em Minas Gerais”, em Belo Horizonte. O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto, e reuniu setores público e privado, atores nacionais e internacionais, para um debate sobre o potencial dos mercados de carbono.
 
Com palestras, debates e apresentações de cases de empresas sobre projetos de vendas e compras de créditos de carbono, o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, assegura a experiência positiva com a participação. “Tivemos a oportunidade de conhecer metodologias que a iniciativa privada vem implantando e cases de carbono zero para redução de GEE até 2050. Além da positiva troca de conhecimento com órgãos federais, como o Ministério da Agricultura e Agropecuária e de Minas Gerais, para agregar o que vem sendo discutido no âmbito nacional e desenvolver estratégias, a fim de que o mercado de carbono potencialize a capacidade de atingir as metas climáticas no Tocantins”, explicou.
 
Durante a programação na capital mineira, o gestor e a consultora de Estruturação e Modelagem de Parcerias Público-Privadas da Tocantins Parcerias, Marina Galvão, compartilharam conhecimentos e experiências sobre a implementação de projetos sobre o mercado de carbono.
 
O workshop foi promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), em parceria com a Associação Internacional de Comércio de Emissões (IETA) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
 
Por  Adrielly Cavalini/Governo do Tocantins
Foto: Divulgação