Carregando...

Governo do Tocantins publica Instrução Normativa para visitação nos atrativos turísticos do Jalapão


O governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e em conjunto com a da Agência de Desenvolvimento do Turismo Cultura e Economia Criativa (Adetuc), publicou na sexta-feira, 09,  no Diário Oficial, nº 5883, a Instrução Normativa 003/2021, que estabelece as normas de visitação nos atrativos Dunas e Serra do Espírito Santo localizados no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e Cachoeira da Velha/Prainha do rio Novo na Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão, envolvendo os processos de agendamento, controle de capacidade de carga e a exigência de Guia de Turismo/Condutor.
 
Pelo documento, fica determinado que para ter acesso aos atrativos deve-se realizar o agendamento prévio por meio da Ficha Agendamento Jalapão disponível para download no site: adetuc.to.gov.br , e envio para o e-mail: agendajalapao@adtur.to.gov.br.  Além disso, apenas agências viagens e turismo, guias de turismo e condutores cadastrados no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo (Cadastur),  e no Naturatins poderão solicitar o agendamento, que deverá ser solicitado com um prazo mínimo de quatro dias de antecedência da data da visita. Já para o agendamento de visita durante os feriados prolongados, a solicitação deverá ser feita com um prazo mínimo de sete dias de antecedência.
 
Ainda de acordo com Instrução Normativa, os agendamentos solicitados de segunda a sexta-feira terão a confirmação em até 24 horas e os agendamentos solicitados nos finais de semana e feriados terão a confirmação em até 48h.
 
Capacidade de visitantes por atrativo
 
Os agendamentos dos atrativos deverão obedecer a capacidade de carga conforme determina a Instrução Normativa. As Dunas devem obedecer a capacidade de até 300 visitantes/ dia, Cachoeira da Velha/prainha do rio Novo - 300 visitantes/ dia e a Serra do Espírito Santo - 200 visitantes/dia.
 
Para se ter o controle da capacidade de visitantes nos atrativos, os agendamentos serão monitorados, sendo que toda vez que forem ultrapassadas a capacidade serão emitidos avisos de alerta nas mídias sociais e website da Adetuc e Naturatins.
 
Informações
 
As dúvidas, quanto ao agendamento, poderão ser enviadas para o e-mail agendajalapao@adtur.to.gov.br  e/ou por meio do telefone: 3218-5802, no período das 8h às 14h ou conforme horário de funcionamento dos órgãos públicos estaduais.
Por  Wladimir Machado/Governo do Tocantins
Foto: Flávio Cavalera - Governo do Tocantins