Carregando...

Nueva Pescanova vai garantir rastreabilidade de seus produtos


 A Nueva Pescanova anunciou que ajudará a garantir a rastreabilidade de seus produtos através da IBM Food Trust, contribuindo para a sustentabilidade dos oceanos através do padrão GDST 1.0. Com isso, o consumidor poderá conhecer a trajetória dos produtos ao longo de sua cadeia de abastecimento, desde a captação até a chegada ao mercado, o que poderá promover sua sustentabilidade, qualidade e segurança alimentar.
 
Para o desenvolvimento do projeto, a empresa seguirá os padrões GDST, que permitem a interoperabilidade entre os sistemas de rastreabilidade de frutos do mar garantindo que os principais dados de cada elo da cadeia de valor sejam coletados e registrados digitalmente.
 
Conforme a empresa, as normas auxiliarão na documentação não só do lote e das características do produto, mas também dos documentos que credenciam autorizações, licenças, locais e certificações que comprovem as práticas pesqueiras e agrícolas responsáveis, bem como as evidências de sustentabilidade e garantia de alimentos com segurança.
 
O projeto começou com o registro e digitalização de duas operações da Nueva Pescanova: a pesca de camarão na Argentina e o cultivo de camarão Vannamei no Equador, que por sua vez serão complementados pelas atividades de processamento e comercialização da empresa na Espanha.
 
“Pescamos, crescemos, processamos e comercializamos de forma sustentável. Com este ambicioso projeto queremos oferecer aos nossos consumidores em todo o mundo informações rigorosas e detalhadas sobre a rastreabilidade de nossos produtos do mar, desde sua origem até chegarem às suas casas. Os padrões GDST tornam isso possível. Agora é o momento para as empresas do setor de frutos do mar começarem a implementar os padrões GDST ”, falou Ignacio González, CEO do Grupo Nueva Pescanova.
 
Javier Olaizola, responsável pela área de Serviços da IBM Espanha, garante que a plataforma reúne membros de toda a cadeia de abastecimento, oferecendo um espaço de troca e seguimento de informação sobre produtos alimentares. “Isso gera confiança entre os utilizadores, uma vez que a cadeia de transações digitalizada e permanente é criada e não pode ser modificada. "
 
Cada membro da rede blockchain tem uma cópia exata dos dados e qualquer informação adicionada é compartilhada pela rede com base no nível de permissão de cada participante. Desta forma, produtores, atacadistas e varejistas podem interagir de forma mais eficiente, acessando os dados de forma abrangente e quase em tempo real.
Por Seafood Brasil
Foto: Divulgação