Carregando...

Peixe BR visa dobrar exportação de pescados em 2020


A produção de pescados em território brasileiro segue em contínua expansão, e mesmo que de uma forma tímida, tem conquistado seu espaço dentre as cadeias de proteínas animais. Com isso, dando continuidade à programação do Road Show 2020 oferecida pela Texto Comunicação Corporativa, nós, da equipe feed&food, pudemos ter contato com uma das propriedades que contribuem para essa ascensão, a fazenda Cristalina, que trabalha em parceria com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), localizada na cidade de Fartura, interior de São Paulo.
 
A visita que contou com o acompanhamento do presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, girou em torno da exposição do processo de integração, seja do peixe mais jovem, chamado de juvenil, e da integração por meio do processo de engorda, ambos realizados pela fazenda.
 
Segundo Medeiros, a Fazenda Cristalina é um exemplo a ser seguido. “O que observamos por meio de estudos é que a tendência e consolidação de ambientes como esse (da Cristalina), integrados onde produção, processamento e comercialização são feitas”, afirmou, complementando que, apesar do local não ser uma das empresas grandes do Brasil, é uma das mais competitivas, com um grande diferencial: o produto.
 
A propriedade também é uma das beneficiadas pela campanha #comamaispeixe, que de acordo com Mederios, tem como resultado deste trabalho a mudança de uma superoferta de tilápia com baixa remuneração ao produtor, para uma escassez do mercado e boa remuneração do produtor.
 
“Essa é uma campanha capitaneada pela Texto Comunicação. Até fevereiro, alcançamos dez milhões de pessoas e como resultado nós temos o mercado aquecido para o produtor”, comemorou.
 
Mercado.  Referente as exportações, o presidente da Peixe BR estima dobrar os números: “Com o dólar no nível atual e com a competitividade do setor, acredito que nos próximos meses conseguiremos crescer muito”. Medeiros ressalta que em 2019, as exportações aumentaram 26%. Número, segundo ele, deve dobrar em 2020.
 
“O importante é que o setor tem crescido muito e vai continuar crescendo, este vai ser um ano de dois dígitos de crescimento, assim como a competitividade”, reforça.
 
Fazenda Cristalina. Com mais de 25 anos de tradição com o pescado, uma carteira de mais de 400 clientes e certificada pelo SIF, que garante sanidade e alta qualidade dos produtos, a empresa familiar regida por Mauro Tadashi Nakata, produz 200 toneladas de tilápia por mês, que posteriormente são enviadas para restaurantes e afins.
 
Segundo Nakata, as expectativas para o primeiro semestre do ano são referentes ao período da Semana Santa: “Para o final do primeiro semestre, daqui até a semana santa, é uma época que o peixe se vende sozinho, então, é a nossa safra, sendo este o nosso principal período do ano”.
 
No entanto, o gestor declara que após a data é comum ter uma queda na procura pela proteína, porém “por conta do dólar alto e questões como a do coronavíus, existe a possibilidade de se  ter uma falta de oferta de outros peixes no mercado após a data comemorativa, o que pode fazer com que a tilápia e outros pescados produzidos na américa do sul, substituam o peixe que é importado da Ásia, nos beneficiando”.