Carregando...

​Piscicultura cresce no Brasil e brasileiro consome cada vez mais peixes


Tilápia, salmão, tambaqui, atum… Seja de água doce ou salgada, o consumo de pescados tem agradado cada vez mais consumidores. A piscicultura brasileira cresceu 4,9% em 2019, quando foram produzidas 758 mil toneladas, e a principal espécie consumida foi a tilápia, segundo o Anuário 2020 da Associação Brasileira da Piscicultura.
 
O consumo global de pescado por pessoa subiu de 9kg para 20,5 kg, entre 1961 e 2018. A proteína teve melhor desempenho do que outras de origem animal, com média anual de crescimento próxima de 1,5% ao ano. E a explicação está nos benefícios que ela traz. Segundo especialistas, 100 gramas de peixe têm quase toda a quantidade necessária de consumo diário de selênio, que contribui para a melhora do sistema imunológico.
 
Para incentivar ainda mais o setor, do dia 1º a 15 de setembro é comemorada a Semana do Pescado. A ideia da campanha nasceu do extinto Ministério da Pesca e Aquicultura, mas  devido ao grande sucesso, o setor privado vem promovendo a campanha anualmente, e neste ano é celebrada a 18ª edição.
 
Fonte: https://agromais.band.uol.com.br/
Foto: Divulgação