Carregando...

​Quais são os Peixes mais Populares em Portugal


Sabiam que Portugal é o terceiro maior consumidor de peixe per capita do mundo? Sim comemos muito peixe, mas acho que também ajuda a quantidade e qualidade do peixe existente nas água Portuguesas, por isso nada como partilhar alguns dos peixes mais populares em Portugal e umas boas dicas para os cozinhar, também temos que notar que como qualquer outro pais também consumimos muito peixe do exterior, bem o nosso querido bacalhau não é pescado nas água portuguesas, como também outros peixes como salmão ou atum azul.
 
De qualquer forma não existe falta de deliciosos peixes por onde escolher, também temos que notar que hoje em dia algumas espécies como Corvina, Robalinho ou a Dourada são criadas em aquacultura.
 
 
 
Também nota que o ideal na compra do peixe fresco é ver como se fosse fruta ou vegetais, tem uma época para tudo, nem todas as variedades devem estar disponiveis todo o ano, estas devem aparecer quando é a altura certa para pescar, só assim é que tens essa variedade na sua máxima qualidade e ao melhor preço, por isso é sempre boa ideia falar com o/a peixeira sobre o que tem disponível e a qualidade, vamos então a lista.
 
Lista de Peixes mais Populares em Portugal
 
Atum-Albacora (Thunnus albacares) – Como o nome diz é da família dos atums e tem o mesmo género de carne, tenra e com postas firmes e podes cozinhar como qualquer atum.
 
Peixe-espada-preto (Aphanopus carbo) – Com um corpo longo e fino preto, este peixe tem uma carne rija e pode ser frito, grelhado ou assado no forno.
 
Corvina (Argyrosomus regius) – Peixe de médio porte com cor prateada e barbatadas escurecidas, normalmente devido ao tamanho é muitas vezes assado.
 
Safio ou Congro (Conger Conger) – Este tem um corpo alongado, lembra o peixe espada visto ser servido muitas vezes em postas em estufados ou cozidos, tem uma carne branca e tenra.
 
Robalo (Dicentrarchus labrax) – Peixe médio com um corpo alongado prateado, quase sempre assado com batatas.
 
Sargo (Diplodus sargus) – Pequeno peixe com corpo oval e cor prateada, com uma carne tenra e firme quase sempre o sargo é servido assado.
 
Cantarilho (Helicolenus dactylopterus) – Lindo peixe pequeno/médio avermelhado, normalmente a melhor forma é cozinhar simplesmente no forno com uns pimentos, a carne é tenra branca e doce.
 
Tamboril (Lophius piscatorius) – Peixe com um corpo achadado e uma cabeça larga, com um ventre claro e um dorso escuro, quase sempre vendido em lombos, sendo um peixe com filetes grandes e uma carne densa e doce, normalmente é cozinhado em estufados ou em pratos com vários peixes ou marisco.
 
Pescada-branca (Merluccius merluccius) – Com um corpo longo e espesso a pescada tem uma carne tenra e densa mas com pouco sabor, normalmente a pescada é cortada em postas e cozida ou cortada em filetes e frita como podem ver na imagem deste artigo ;D
 
 
Salmonete (Mullus surmuletus) – Peixe pequeno avemelhado, este é cozinhado de forma muito similar como o Cantarilho, no forno ;D
 
Goraz (Pagellus bogaraveo) – Peixe médio com um corpo oval e avermelhado, quase sempre é cozinhado no forno.
 
Pargo (Pagrus pagrus) – Peixe médio muito comum e delicioso, tem um corpo oval rosado com um carne bem firme, este tal como linguado é um peixe bem flexível pode ser cozinhado inteiro no forno ou grelhado, ou podes saltear ou estufar filetes.
 
Cherne (Polyprion americanus) – Delicioso este é um peixe um pouco desproporcional com uma mandíbula saliente e uma crista óssea e uma cor cinzento azulada, normalmente é um peixe de médio tamanho e como tal é muitas vezes assado ou estufado, é delicioso com lombos grandes e generosos.
 
 
Sardinha (Sardina pilchardus) – Este é um peixe pequeno e alongadado com um dorso mais escuro azul prateado, este é talvez um dos peixes mais populares em Portugal talvez só seguido pelo Bacalhau, pode ser pescado de mil e uma maneiras mas a melhor é sempre grelhado com batatas e uma saladinha ;D
 
 
Cavala (Scomber colias) – É um peixe muito parecido com um carapau pequeno com umas linhas tigradas e como tal é cozinhado de forma muito similar, muitas vezes grelhado ou assado.
 
Linguado (Solea solea) – Este é um peixe médio com um corpo esbranquiçado em baixo e acastanhado em cima, devido a ter postas tenras e firmes é um peixe super flexível, podes cozinhar inteiro grelhando ou no forno, ou podes fritar ou estufar filetes de linguado.
 
Dourada (Sparus aurata) – Um peixe relativamente pequeno com um corpo oval, cinzento prata, dependendo do tamanho esta é aberta e grelhada ou pode ser recheada e assada.
 
 
Carapau (Trachurus trachurus) – Clássico peixe bem comum existem mil e uma formas de cozinhar, dependendo muito do tamanho, mais pequenos são fritos inteiros, maiores podes ser assados ou grelhados, muitas vezes servidos como alternativa a sardinhas para quem não gosta de espinhas ;D
 
Espadarte (Xiphias gladius) – Peixe longo e grande com um focinho longo como se fosse uma espada, normalmente vendido em postas e servido grelhado, é uma carne similar ao espadarte, mas as postas tendem a ser maiores e a carne é mais rija, delicioso.
 
Peixe-galo (Zeus faber) – Com um corpo arredondado verde acizentado, este é cozinhado inteiro no forno ou são retirados os filetes e podes depois grelhar ou fritar.
Por Iguaria.com
Foto: Divulgação