Carregando...

Uso de ingredientes naturais na aquacultura auxilia no controle de algas e aumenta níveis de produção


A falta de transparência da água em sistemas de aquacultura é um dos principais motivos de preocupação para os produtores. Essa característica demonstra que a presença de microalgas está exacerbada, o que causa dificuldade na entrada de luz nos viveiros e, consequentemente, reduz os níveis de fotossíntese. Nesses casos, a  mortalidade dos animais aumenta, já que a produção de oxigênio diminui drasticamente, enquanto o consumo do gás se mantém. Um dos principais fatores que levam a esse cenário é o tipo de alimentação oferecida aos peixes e camarões.
 
Conforme explica João Manoel Cordeiro Alves, zootecnista e Gerente de Produtos para Aquacultura da Guabi, com poucos níveis de fotossíntese, os animais não se desenvolvem como deveriam. “Se o peixe tem a capacidade de crescer 10g por dia, ele cresce apenas 8g. Em 100 dias, essa redução é equivalente a 200g, o que é muito representativo para espécies aquáticas”, ressalta Alves. Por outro lado, ele destaca que, ao se atentar à nutrição e à qualidade da água, o aquicultor consegue aumentar o número de peixes por metro quadrado.  Dessa forma, a produção pode ser elevada em até 20%.
 
Nutrição especial para a aquacultura
Rações produzidas com nutrientes naturais auxiliam na melhora da digestibilidade de peixes e camarões, diminuem as excreções de nitrogênio e fósforo e, dessa forma, contribuem para a redução da presença exacerbada de algas na água dos viveiros. Conforme explica o zootecnista, uma alimentação rica em aditivos naturais, como enzimas digestivas, ômega 3 e selênio auxiliam na eliminação de toxinas, melhoram a digestibilidade, aglutinam e atrapalham a comunicação entre bactérias nocivas, reduzindo, assim, as chances de infecções. Aumentando, assim, a sobrevivência dos peixes e camarões.
 
Lançamento GuabiTech Eco
Com ingredientes naturais e mais absorvíveis, e componentes escolhidos com base em estudos nutrigenômicos, com a tecnologia GenGuabi, a nova linha de rações GuabiTech Eco disponibiliza fontes de energia mais apropriadas para reduzir a excreção de nitrogênio e fósforo, o que mantém a qualidade da água por tempo indeterminado. E assim também contribui com o meio ambiente. “Nitrogênio e fósforo em excesso causam impacto na água, pois elevam a proliferação das algas. Se o produtor não perceber isso, a mortalidade pode ser total”, explica Alves.
 
O zootecnista também esclarece que antes da mortalidade acontecer de fato, os peixes e camarões passam muito tempo em sofrimento, sem o produtor saber. “Com a GuabiTech Eco, nós buscamos evitar que existam situações subótimas, que são muito comuns nos viveiros. Ao utilizar conhecimentos nutrigenômicos, conseguimos auxiliar no crescimento dos animais, na imunidade e resistência a parasitas e doenças”, salienta o zootecnista.
 
Assim, ao oferecer uma nutrição com precisão, é possível fortalecer os animais para passar pelos períodos difíceis, e também os preparar para se recuperarem mais rapidamente após desafios, além de proporcionar crescimento mais rápido, desenvolvimento melhor e saudável, com maior peso em intervalos menores. Saiba mais em: http://guabiaqua.com.br
 
Fonte: https://www.portaldoagronegocio.com.br/
Foto: Divulgação