Carregando...

2º Simpósio de Sanidade Aquícola do Tocantins é realizado pela Secretaria da Pesca e Aquicultura e parceiros


 
 
 
O Governo do Tocantins,  através da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Embrapa Pesca e Aquicultura  e Centro Universitário UniCatólica, realizaram nesta quinta-feira, 17, o 2º Simpósio de Aquicultura, em Palmas.
 
Durante a programação desta manhã, a mesa de cerimônia foi formada pela secretária da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, o presidente da Adapec, Paulo Lima, a pró-reitora da UniCatólica, Mariana Lacerda e o chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa, Roberto Flores. 
 
Em sua fala no evento, a secretária Miyuki Hyashida, destacou a criação da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea). “Este é um legado do governador Wanderlei Barbosa, que é a realização de um sonho de centenas de pescadores, pesquisadores e investidores que contarão com políticas públicas de incentivo para o desenvolvimento do setor. E isso só está sendo possível com a criação da Sepea. Os desafios são muitos mas, vamos levar um produto sustentável para o mercado, buscando tornar o Tocantins  referência também na Pesca e Aquicultura”, destacou a gestora. 
 
Uma cartilha com  “Orientações Sanitárias para o Cultivo de Tilápias em Sistemas Intensivos no Tocantins” produzida em conjunto com a Adapec e a Embrapa foi lançada e vai poder auxiliar produtores dentro de toda a cadeia produtiva da tilápia no Estado.  
 
Ainda durante esta manhã, o diretor de desenvolvimento da aquicultura, Thiago Tardivo,  ministrou a palestra Panorama da atividade aquícola no Brasil e no Tocantins: desafios e perspectivas e o médico veterinário Dr. Elias Mendes, da Adapec, apresentou o Programa de Sanidade Aquícola do Tocantins.
 
Já na parte da tarde, aconteceram as palestras Acantocéfalos: biologia e controle na produção de peixes redondos, da Pesquisadora MSc Patrícia Maciel Honda, da Embrapa Pesca e Aquicultura, Vacinas na aquicultura: uma realidade nescessária para o setor, ministrado pelo biólogo MSc Luís Otávio Del Guerra, da Hipra e por último Programas Sanitários para uma aquicultura, pelo médico veterinário MSc José Dias Neto, do Prevet - Sanidade Aquícola.
 
Também participaram da programação técnicos, produtores, associação de pescadores, professores, universitários e empresários investidores do Rio Grande do Sul. 
 
por por Lucas Eurilio/Governo do Tocantins/Sepea
Foto: Lucas Eurilio/Governo do Tocantins/Sepea