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​20 ª Semana do Pescado termina com crescimento de 35% nas vendas


Segundo o balanço da 20ª Semana do Pescado, as vendas de peixes e derivados aumentaram 35% no Brasil entre os dias 1 a 15 de setembro. Novamente, conforme a organização, a adesão integral de estados e Distrito Federal potencializou a cadeia produtiva da federação.
 
Em sua abertura oficial, a campanha no Hipermercado Carrefour, Jardim Pamplona Shopping, Jardim Paulista, em São Paulo, teve presença do Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, membros da coordenação nacional da Semana do Pescado, além de empresários e formadores de opinião.
 
O Ministro também esteve na cerimônia de abertura do Rio de Janeiro, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado, presidida por Padre Omar (Reitor do Santuário). Também presentes integrantes da coordenação nacional, SAPERJ, pescadores, Prefeito de Niterói Axel Grael e executivos do setor público e privado.
 
“Ações desenvolvidas pelo ministério em parceria com órgãos públicos e privados aumentam competitividade do pescado brasileiro, dinamizando setor. Eventos da Semana do Pescado contribuem para avanço do mercado”, comenta André de Paula.
 
Durante 15 dias, setores produtivos se uniram para ampliação da oferta de pescado. A Semana do Pescado impulsionou a indústria, supermercados, peixarias, restaurantes, feiras livres, pontos de venda no atacado e varejo, ampliando participação popular.
 
“A Semana do Pescado esse ano foi muito especial. Além de comemorar 20 anos da campanha de incentivo à comercialização e consumo de peixes e frutos do mar, conseguimos ampliar adesão e engajamento do setor público e privado”, comemora Altemir Gregolin, ex-ministro da Pesca e Aquicultura, presidente do IFC Brasil, e membro da coordenação nacional do evento.
 
De acordo com Fórum Nacional de Aquicultura e Pesca (FNAP), o segmento gera R$ 25 bilhões de PIB, oriundo da aquicultura e pesca, com 1,7 milhões de toneladas produzidas por ano e US$ 400 milhões em exportações de pescado, criando direta e indiretamente, cerca de 23 mil empregos para toda cadeia produtiva, incluindo famílias de pescadores e aquicultores em todo Brasil.
 
Segundo recente pesquisa Embrapa Pesca e Aquicultura (FILHO, FLORES, CHAVES, 2023), sobre Mercado Consumidor de Produtos da Aquicultura no Brasil, consumo de peixes é influenciado pela ocasião ou festividade: Semana Santa (70%), Semana do Pescado (10%), Natal (<10%).
 
Crescimento regional fortalece economia local
 
A visibilidade do evento chamou atenção de consumidores e profissionais do setor para ações sociais de combate à fome, importância da educação e rodas de negócios que movimentaram o País de Norte a Sul.
 
Em Mato Grosso do Sul, promoções no varejo, atuando na oferta (setor produtivo) e venda (junto ao consumidor final), ampliaram 50% das vendas. O Estado realizou diversas ações de incentivo ao consumo, em peixarias regionais, supermercados, festival gastronômico e palestras.
 
No Rio de Janeiro, houve aumento das vendas de pescado em peixarias, supermercados, bares e restaurantes. No monumento ao Cristo Redentor, no Corcovado, padre Omar abençoou peixes levados por pescadores, abrindo oficialmente o evento na cidade, com presença de André de Paula. 
 
A ação de combate à fome recebeu mais de três toneladas de peixes doadas pelo SAPERJ, com apoio da Frescato Company, para famílias assistidas por 12 instituições sociais, atendidas pelo Setor Cristo Sustentável, do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.
 
Já a primeira edição do festival gastronômico Fish Week movimentou cidades com promoções especiais no cardápio de restaurantes do Rio, Niterói e São Gonçalo.
 
Em São Paulo, descontos atraentes em redes de supermercados, além da primeira edição do evento “Tem Peixe na Vila!”, promovido pelo Instituto de Pesca (IP), cujo objetivo é incentivar o consumo e fortalecimento da mão de obra no setor, informando à sociedade sobre cadeia produtiva e pesquisas.
 
Em Santa Catarina, a 20ª Semana do Pescado foi marcada por atividades educativas de divulgação do setor. Uma delas foi a visita de cerca de 450 crianças e adolescentes de escolas públicas à propriedade de piscicultura.  A ação contou com palestras, distribuição da cartilha “Educomunicativa” e degustação de Tilápias pelos alunos.
 
Em Itajaí, o polo pesqueiro aderiu fortemente à campanha, com promoções nos mercados, ampliando vendas em 35 toneladas de peixes e frutos do mar. Cerca de 40 mil consumidores circularam pelos mercados de peixes. A sardinha foi campeã de vendas.
 
Em Tocantins, alunos do curso de Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal do Tocantins (Campus de Palmas), realizou a campanha “Consuma o que o Tocantins produz, consuma peixe”, prestando orientações técnicas sobre valor nutritivo, conservação e aproveitamento integral de peixes; com distribuição de folhetos informativos para consumidores, supermercados, feiras livres, restaurantes e escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Palmas.
 
Sobre 20ª Semana do Pescado
 
Idealizada pelo extinto Ministério da Pesca, atualmente sob organização do próprio setor produtivo, registra aumento de 65% no consumo, passando de 6,5 quilos por habitante/ano para 10 quilos por habitante/ano.
 
Considerada “Segunda Quaresma” pelo setor do varejo, campanha da Semana do Pescado (1 a 15/9) visa estimular consumo de peixe, frutos do mar e derivados em todo Brasil, fortalecendo pesca e aquicultura; atividades que envolvem milhares de pessoas, além de movimentar economia em todo território brasileiro.
 
Faz parte das metas da campanha a integração e alinhamento de toda cadeia produtiva (pescadores, aquicultores, distribuidores, peixarias, supermercados, bares, restaurantes, importadores e consumidor final).
 
Nomes que fizeram parte da coordenação nacional da campanha em 2023:
 
Altemir Gregolin (ex-ministro da aquicultura e pesca e presidente do IFC Brasil);
 
Roberto Imai (Presidente do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo – SIPESP);
 
Ana Paula do Nascimento (Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo - SIPESP);
 
André Medeiros (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do RJ - SEDEICS/RJ);
 
Francisco Hidalgo Farina (Presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA);
 
Juliana Galvão (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo - ESALQ/USP);
 
Giovana Crema (Coordenadora Geral do Ministério da Pesca - MPA);
 
Manuela Ornelas (Peixaria Divina Providência no Rio de Janeiro);
 
Thamires Quinhões (Diretora executiva da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES).
 
 
Patrocinadores 2023:
 
Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA);
 
Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES);
 
Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (ACRIPAR);
 
Associação dos Pregoeiros de Pescados e Afins do Estado do Rio de Janeiro (APPAERJ);
 
Brazilian Fish Ind. e Com. de Alimentos Ltda;
 
Empreendimento Comercial Industrial Ecil Ltda - Inak Seafood;
 
Frigorifico Jahu Ltda - Frescatto Company;
 
Nordsee Comercial Importadora e Exportadora;
 
Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo (SIPESP);
 
Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ).
Por Seafood Brasil
Foto: Divulgação