Carregando...

Em Natal, Governo do Estado participa da Feira Nacional do Camarão e apresenta potencialidades do Tocantins


 O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), participou nesta sexta-feira, 22, da programação da Feira Nacional do Camarão (Fenacam 2024), no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte, . A Feira, que é uma das maiores de carcinicultura e aquicultura da América Latina, teve início no último dia 19 de novembro e completa 20 anos de história neste ano.
 
 
 
 
Durante a Feira, a secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, ministrou a palestra “Avanços da Piscicultura no Tocantins”, onde a gestora trouxe um histórico da piscicultura no estado, status da organização de toda a cadeia produtiva em seus principais elos e as políticas públicas e programas que a Sepea vem desenvolvendo desde sua criação, com foco no Trilha da Pesca e Aquicultura, programa instituído pelo governador Wanderlei Barbosa, através da Lei  4508/2024.
 
 
 
 
“A piscicultura no Tocantins tem avançado por meio das políticas públicas e tem grande potencial a ser explorado. Pra se ter uma ideia, a empregabilidade é alta, onde o setor  emprega diretamente 3.206 trabalhadores e são mais de 12 mil postos de trabalho. Além disso, o nosso Estado ocupa o 18º lugar na produção de peixe, com potencial de se produzir muito mais e colocá-lo, até 2027, entre os cinco maiores produtores do Brasil. É um trabalho grandioso, sustentável, com baixa emissão de carbono, com local propício, ambiente favorável e tudo pra dar certo”, destacou.
 
 
A edição comemorativa da Fenacam reuniu produtores, cientistas, técnicos, estudantes, empresários, palestrantes nacionais e internacionais, além de mais de 200 empresas expositoras do Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, França, Inglaterra, Equador, Austrália, Bélgica, Tailândia e China.
 
O presidente da FENACAM, Itamar Rocha, ressaltou a relevância e importância do evento nesses 20 anos. “Comemorar 20 anos da FENACAM é celebrar o desenvolvimento da aquicultura no Brasil e no mundo. Temos muito orgulho de fazer parte dessa trajetória, que só cresce a cada edição. Este ano, preparamos uma programação ainda mais rica, com palestrantes de renome internacional e uma feira de negócios que vai trouxe o que há de mais moderno no setor.”
 
Desde sua criação em 2004, a Feira Nacional do Camarão (Fenacam), se consolidou como um dos eventos mais importantes para o setor e  já contou com a participação, em todas as suas edições, de mais de 445 palestrantes, somou cerca 912 palestras, além da participação de especialistas de mais de 30 países, mais de 26 mil participantes e aproximadamente 89 mil visitantes.