Carregando...

Adubação dos tanques de piscicultura tem alto rendimento


O manejo com as boas práticas do seu viveiro com a adubação dos tanques é essencial para o crescimento do seu negócio, possibilitando maior rendimento e rentabilidade, já que proporciona uma nutrição natural e um menor gasto em rações industriais.
 
 
É bom lembrar que o cultivo de peixes e as técnicas para a preparação dos viveiros consistem basicamente na calagem e nas adubações dos mesmos.
 
 
Contudo, o processo inicial é feito pelo condicionamento e transporte dos primeiros alevinos, além do povoamento dos tanques-rede, alimentação e a despesca.
 
 
 
Mas o que é a adubação de um tanque de piscicultura?
 
É uma prática que está se tornando popular entre os produtores e permite criar um ecossistema saudável, proporcionando aos peixes a alimentação através de zooplânctons e fitoplânctons.
 
 
Ao contrário do que se imagina, não são os peixes que vão comer o adubo, e sim os microrganismos que vivem no tanque. Então, os peixes se alimentarão desses microrganismos, ganhando peso e tamanho com o passar do tempo. Ao adubar a água, os plânctons é que se desenvolvem, servindo como refeições nutritivas para a criação.
 
 
Ressaltamos também, que os adubos de melhor qualidade para a piscicultura são os estercos de aves e suínos, sendo também utilizados os estercos de bovinos e de outros animais. Além disso, podem ser utilizadas fezes frescas, mas os estercos curtidos surtem efeitos superiores. Já a adubação química (inorgânica), deve ser feita apenas de forma complementar.
 
 
 
Quais os cuidados que são precisos no processo de adubação?
 
Ao adubar os tanques é importante ter em mente que os materiais terão uma liberação mais lenta de nutrientes, além de cumprirem com uma função de impermeabilização do fundo e das paredes do viveiro.
 
 
Após a adubação, as características da água se alteram. Por esse motivo, é importante o acompanhamento incessante nessa fase, evitando que falte oxigênio e os peixes morram. Identifique esse problema caso perceba:
 
 
 
 
 
 
Coloração verde intensa ou então avermelhada;
 
Transparência inferior a 30 centímetros.
 
 
 
 
 
Outro ponto importante é o cuidado na hora de usar esterco para a adubação, já que não conhecer a procedência do mesmo, pode contribuir para infectar os peixes e consequentemente, quem os consumir. Sempre conheça de onde você adquire a sua matéria.
 
 
Outras boas práticas também são fundamentais para garantir a segurança da criação. É o caso da limpeza periódica dos tanques e da manutenção correta do local, removendo peixes mortos e evitando a proliferação de doenças.
 
 
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os benefícios e os cuidados da adubação nos tanques de piscicultura, antes de utilizar o recurso no seu negócio lembre-se sempre de buscar auxílio de especialistas na área, eles serão o guia de sucesso para que o seu empreendimento possa render mais.
 
Fontes:Sansuy e Colpani
Foto: Divulgação