Carregando...

​Argentina passa a exportar camarão para o Brasil


Após 8 anos, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) certificou a primeira exportação de camarão de Mar del Plata para o Brasil , após conseguir a abertura do mercado em trabalho realizado em conjunto com o Ministério da Agricultura Pecuária e Pesca da Nação .
 
 
A remessa consiste em 1231 caixas de rabo de camarão congelado, 14 de camarão inteiro congelado e 84 de camarão descascado desfiado com um peso líquido total de 23.306 quilos.
 
“É muito importante avançar na agenda bilateral de abertura de mercados e intercâmbio bilateral entre os dois países, que inclui o acordo para a comercialização de camarão, uma das questões históricas que propusemos no início de 2020, com base na confiança e na seriedade do trabalho realizado pelos serviços de saúde dos dois países ”, disse o  Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca, Luis Basterra, que esteve no Brasil durante o mês de março, onde foram formalizados convênios com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
 
“Os dois países enfrentam o desafio de continuar a consolidar a região como fornecedora mundial de alimentos confiáveis, seguros e inócuos, fortalecendo a luta pela segurança alimentar”, disse o ministro.
 
“O mercado brasileiro de produtos de camarão é muito importante, onde eles têm uma cultura de enorme consumo de pescado. Assim que soubemos dos passos que vinham sendo dados pelo Ministério e pela Embaixada, que vinhamos acompanhando de perto, e desde o anúncio da reabertura, entramos em contato com os clientes, agimos com rapidez e conseguimos certificar o nosso primeiro remessa”, disse Mariano Retrivi, diretor da empresa Buena Proa, empresa que fez a primeira remessa para o Brasil.
Por: AGROLINK -Eliza Maliszewski
Foto: Divulgação