Carregando...

Bacalhau


Peixe de águas geladas, o bacalhau é uma espécie ameaçada de extinção. Ao menos o Cod, mais conhecido como "bacalhau verdadeiro".
A diminuição da oferta do peixe ampliou a busca por outras espécies  vendidas também como bacalhau, por terem a carne igualmente salgada  para comercialização. Em qualquer um dos casos, é uma ótima fonte decálcio. "Por isso, é um alimento essencial durante a gravidez", diz o  ginecologista Hélvio Bertolozzi, que é presidente da Comissão de Prevenção de Mortalidade Materna da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).
 
Habitat: mar (oceano Atlântico, as regiões mais frias do Canadá e da  Noruega, e também o oceano Pacífico, na costa do Alasca).
Nutrientes de destaque: cálcio, fósforo, magnésio, ômega 3, potássio, selênio, vitamina B12 e vitaminas do complexo B.
Como escolher: verifique se o bacalhau tem a superfície uniforme e  sem manchas escuras. Para confirmar se ele está bem seco, basta  segurá-lo pela cabeça e soltar a cauda. O peixe deve ficar quase reto. Se dobrar, é sinal que está mal curado, ou seja, ainda úmido.
Benefícios: prevenção de várias doenças crônicas (arteriosclerose, câncer e artrite), bom funcionamento da tireoide e dos sistemas  neurológico e imunológico, saúde dos ossos e dos dentes e regulador da  pressão sanguínea. Também auxilia nos processos digestivos.