Carregando...

Carcinicultura: Saiba como criar camarão



 
A carcinicultura é a técnica de criação de camarões em viveiros. Esse modelo de cultivo está em plena expansão no Brasil e gera bastante lucro para os produtores. De modo geral, pode-se obter um lucro de mais de 100% por quilo de camarão. Além disso, com o crescimento da demanda mundial por alimentos de alto valor nutritivo, saudáveis e disponíveis a preços baixos essa cultura se tornou extremamente viável. Mas, primeiramente, é preciso saber como criar camarão.
 
Antes de mais nada, também é preciso lembrar que no Brasil a cultura de consumo do camarão ainda não está plenamente estabelecida. Portanto, é um mercado muito interessante a ser explorado, principalmente pelo o produtor local. Atualmente, quase 30% de todo camarão comercializado no mundo provém de cultivo. Essa técnica faz com que o produtor crie o seu camarão em tanques, semelhantes aos de peixes, facilitando o trabalho do cultivador.  
 
 
 
Existem diversos passos sobre como criar camarão, mas antes de segui-los, o criador deve trabalhar para regulamentar o cultivo junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). É necessário atender alguns requisitos e, assim, pode-se obter um registro no órgão ambiental. O criador também precisa da licença ambiental e a outorga do uso do recurso hídrico. Em alguns estados brasileiros, essas licenças podem ser expedidas diretamente pelo IBAMA.
 
 
 
Saiba como criar camarão
 
 
O primeiro passo para saber como criar camarão é escolher o lugar ideal para o cultivo. Algumas especificidades devem ser levadas em conta nesta hora. Como aponta o SEBRAE, é preciso levar em levar em consideração o clima, a disponibilidade de água (doce ou salgada), tipo de solo, topografia, proximidade de vias de acesso, transporte, e de centros consumidores e/ou processadores da produção. O produtor também precisa estar ciente que criação de camarões em cativeiro exige algumas condições especiais, como a temperatura da água, por exemplo.
 
 
 
Assim, ao saber das condições do local, o próximo passo é estabelecer a estrutura da criação. Como criar camarão é um processo que se faz em viveiros, o uso de tanques se faz necessário, bastante semelhante ao processo de criação de peixes. Os tanques precisam estar ligados a um encanamento estratégico e com escoadouro para esgoto e o seu tamanho vai depender do tamanho do negócio desejado. Nesse sentido, esta é a estrutura básica do processo de criação. Ainda existem outros equipamentos necessários, como medidores para verificar a água e os camarões, tarrafas, redes e telas, bomba d’água, entre outros.
 
 
 
Estabelecidos os primeiros parâmetros de como criar camarão, agora é necessário pensar na matéria-prima do cultivo. Existem mais de 70 espécies conhecidas de camarão, mas algumas são melhores para serem cultivadas. Além disso, existem camarões de água doce e salgada e a escolha vai depender do processo de produção. Para o monocultivo, recomenda-se de oito a 12 pós-larvas por metro quadrado. No policultivo, deve variar entre três e seis camarões por metro quadrado. São estas larvas que se tornarão o animal pronto para a procriação e venda. Outro ponto importante sobre como criar camarão é a alimentação, sendo ideal o uso de rações especializadas.
 
 
 
Por último, realize a despesca seletiva a partir do quarto mês de produção e a total a partir do sexto mês. Após esse processo, o camarão deve ser limpo e armazenado, estando pronto para a venda. É fundamental realizar a limpeza e a manutenção do tanque e dos equipamentos.  As informações são do site Engepesca.