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Certificado facilita exportação de peixe do Brasil
A Fider Pescados, única produtora de tilápia no Brasil com certificado Best Aquaculture Practice (BAP), renovou sua certificação e planeja exportar toneladas de filés de tilápia para os Estados Unidos entre outubro e novembro. A certificação abrange tanto a fazenda de cultivo como o frigorífico, sendo concedida pela Global Aquaculture Alliance (GAA). Isso destaca o compromisso da empresa em conformidade com os padrões do programa BAP, que é um reconhecido programa de certificação de aquicultura global.
“O fator mais relevante da aplicação da norma BAP é tornar seus princípios parte da rotina da empresa, trazendo benefícios não apenas para o produto, mas também para todos os envolvidos no processo produtivo. Os produtos entregues ao cliente representam apenas a última etapa de um processo altamente monitorado e controlado em todos os seus detalhes”, ressalta o gerente de negócios da Fider, Juliano Kubitza.
O mercado norte-americano ainda é pouco ocupado pelo peixe brasileiro. De acordo com Kubitza, apenas 3% da tilápia consumida em solo americano provêm do Brasil. A Colômbia e a Costa Rica são os maiores fornecedores do filé fresco para os EUA, a China se destaca na comercialização de congelados. “É grande o potencial de crescimento das vendas da tilápia brasileira para Estados Unidos. O produto é entregue em 24 horas. A tilápia é colhida dos tanques de manhã, processada à tarde e embarcada à noite, chegando no destino no dia seguinte. É uma vantagem competitiva indiscutível, que temos de aproveitar. Além disso, o produto brasileiro chega fresco e tem alta qualidade”.
Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
Foto: Divulgação
“O fator mais relevante da aplicação da norma BAP é tornar seus princípios parte da rotina da empresa, trazendo benefícios não apenas para o produto, mas também para todos os envolvidos no processo produtivo. Os produtos entregues ao cliente representam apenas a última etapa de um processo altamente monitorado e controlado em todos os seus detalhes”, ressalta o gerente de negócios da Fider, Juliano Kubitza.
O mercado norte-americano ainda é pouco ocupado pelo peixe brasileiro. De acordo com Kubitza, apenas 3% da tilápia consumida em solo americano provêm do Brasil. A Colômbia e a Costa Rica são os maiores fornecedores do filé fresco para os EUA, a China se destaca na comercialização de congelados. “É grande o potencial de crescimento das vendas da tilápia brasileira para Estados Unidos. O produto é entregue em 24 horas. A tilápia é colhida dos tanques de manhã, processada à tarde e embarcada à noite, chegando no destino no dia seguinte. É uma vantagem competitiva indiscutível, que temos de aproveitar. Além disso, o produto brasileiro chega fresco e tem alta qualidade”.
Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
Foto: Divulgação