Carregando...

Como criar tilápia em caixa d'água


A tilápia é um dos peixes mais cultivados no Brasil, representando mais de 60% da produção de 2023, segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). A criação é uma alternativa para pequenos produtores, já que pode ser feita em espaços de diferentes tamanhos, inclusive em caixas d'água. Saiba como.




De acordo com Jackson Ailton Pereira, profissional de aquaponia, sistema de produção de alimentos que alia a aquicultura e a hidroponia, o processo de criação de tilápia em caixas d'água é complexo. Por isso, é essencial entender as necessidades da espécie.

"Digo isso para evitar frustrações e prejuízos, como aconteceu comigo, pois tive dificuldades no início", explica Pereira, que alinha a criação de tilápias com agricultura. Pereira utiliza a água das caixas para irrigar seus cultivos de alface, cebolinha, salsinha e agrião.


Quantos kg de tilápia por caixa d'água?
O tamanho da caixa depende da quantidade de peixes. Quanto maior a criação, mais espaço será necessário. Uma caixa d'água de 1 mil litros comporta entre 40 a 50 alevinos, as tilápias filhotes, para que elas possam ter espaço o suficiente para se desenvolver.

Caixas de 500 litros comportam até 25 tilápias, 2 mil litros até 100 indivíduos, e assim por diante.

O que é preciso para criar tilápias?
As tilápias devem ser compradas quando são filhotes, quando têm entre 3 a 7 centímetros de tamanho. “O preço é bem mais barato do que comprar por quilo para o cultivo. Ao escolher o pequeno, você paga menos e engorda em casa”, esclarece o profissional.

Tilápias levam cerca de sete meses para atingir ponto ideal de abate — Foto: Jackson Ailton

Outro fator de atenção é o material da caixa d’água utilizada para criação, que deve ser plástica. As mais antigas, feitas com amianto, material considerado cancerígeno, precisam ser descartadas. Em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o uso da substância na fabricação de caixas e telhas.

Além da caixa e da água, que devem ser limpas, também serão necessários o decantador, o filtro biológico e o reservatório de contenção para a bomba.


Quanto tempo para tilápia crescer em caixa d'água?
As tilápias devem ser mantidas nas caixas d'água até atingirem o tamanho correto para o abate, cerca de 800 gramas. Em média, este processo de engorda costuma durar até sete meses. Já a reprodução pode ser feita a partir do quarto mês.


O que pode dar para tilápia comer?
As tilápias não comem apenas a ração produzida no mercado comercial. Há outra forma de nutrir a espécie durante o cultivo, com azolla e lentilha d’água, plantas aquáticas com proteína na composição.

Quantas vezes a tilápia come por dia?
Seja com ração ou comidas naturais, os peixes devem ser alimentados três vezes por dia: de manhã cedo, no começo da tarde e antes de escurecer. No período noturno a prática não é recomendada por causa da oxigenação.

Criar a rotina de tratar as tilápias sempre nos mesmos horários ajuda a evitar a superalimentação e também esquecimentos. Durante o inverno, elas tendem a comer menos, por influência do metabolismo lento. "Mas não há riscos. No verão, o contrário acontece. Elas alimentam-se em maior quantidade e também crescem mais”, afirma Jackson Pereira.

Qual é a temperatura ideal para criação de tilápias?
Apesar da origem africana, a tilápia se adaptou ao clima tropical do Brasil. Desta forma, pode ser cultivada em todas as cinco regiões do país. Apesar de preferir o calor e temperaturas entre 25ºC a 28ºC, a espécie é resistente ao frio.

Como usar sal na criação de tilápia em caixa d'água

Além dos cuidados com a água e a alimentação, o especialista ainda indica realizar um banho de sal grosso nos peixes. A técnica, utilizada para eliminar bactérias e protozoários que podem afetar a saúde das tilápias, desidrata possíveis parasitas, além de repor os sais minerais e ativar o metabolismo dos peixes.

Aprenda a fazer:
Adicione 1 grama de sal por litro de água em uma caixa d’água separada
Retire os peixes com o auxílio de uma rede e transfira-os para a caixa sobressalente;
Deixe-os no líquido de sal grosso por, aproximadamente, 20 segundos;
Retorne as tilápias para a caixa onde estavam inicialmente.


Por Daniela Walzburiech — Florianópolis – Revista Globo Rural
 Foto: Jackson Ailton Pereira/ Arquivo Pessoal