Carregando...

​Como preparar pirarucu de casaca


Bacalhau ou gigante da Amazônia. Mesmo os apelidos não conseguem dar conta de explicar a exuberância do pirarucu,um dos maiores peixes de água doce do mundo, encontrado no norte do país. Consumido fresco ou seco e salgado, e preparado de diversas formas, deixa a mesa natalina um tanto mais regional quando elaborada uma receita típica do Amazonas, reproduzida na cozinha do restaurante Amazônia, em São Paulo.
 
Pirarucu de casaca
- Serve até 10 pessoas
- Leva cerca de 1h
- Preparo médio
 
Ingredientes
3 colheres de sopa de azeite
1 pimentão verde picado
1 pimentão amarelo picado
1 pimentão vermelho picado
1 cebola pequena picada
3 tomates sem semente picados
3 dentes de alho picados
200 g de pirarucu seco
250 g de molho de tomate
150 g de uva-passa preta hidratada
150 g de uva-passa branca hidratada
Salsa ou coentro a gosto
Caldo de peixe a gosto
1 banana-da-terra frita em fatias
1 leite de coco
150 g de batata palha
 
Farofa
2 xícaras de farinha d’agua
3 colheres de manteiga
Coentro a gosto
 
Modo de preparo
Coloque o pirarucu para dessalgar e frite. Depois de frio, desfie e reserve. Em uma panela, coloque azeite, os pimentões, cebola, alho e tomate para refogar até dourar. Acrescente o molho de tomate e deixe levantar fervura. Acrescente o coentro, o caldo de peixe, as uvas-passas e deixe no fogo por 15 minutos em fogo baixo, mexendo para não pegar no fundo da panela.
 
Farofa
Em uma frigideira, coloque a manteiga para derreter e acrescente a farinha e o coentro. Mantenha no fogo baixo por cinco minutos, mexendo sempre.
 
Montagem
Em uma forma média, coloque, em camadas, o molho, o pirarucu, a banana-da-terra frita, a batata palha e, por último, cubra comafarofa. Leve ao forno baixo, em banho-maria, por 30 minutos. Retire do forno e regue com cinco colheres de leite de coco. Decore com ameixas secas e coentro.
Por Revista Globo Rural
Foto: Divulgação