Carregando...

Confira 8 curiosidades sobre peixes que vão mudar a forma como você enxerga os bichinhos!


Aquários ornamentais não são apenas belos e chamativos. Observando a fauna e a flora desses ambientes aquáticos com atenção, é possível descobrir coisas incríveis. Afinal, existem curiosidades sobre peixes que muitas pessoas deixam passar despercebidas.
 
pexinho dourado nadando.
Pensando nisso, separamos alguns fatos sobre os bichinhos que vão deixar qualquer amante de aquarismo de queixo caído! Leia os tópicos abaixo e confira algumas curiosidades sobre peixes que vão mudar a forma como você os vê.
 
1. Os peixes dificilmente morrem pela boca
Provavelmente, você já ouviu a frase “o peixe morre pela boca”. Pois saiba que não é bem assim! Os peixes dificilmente comem mais do que o recomendado. Mesmo assim, o excesso de alimentos é uma das principais causas de óbito em aquários.
 
Isso ocorre porque, quando colocamos comida em excesso, a porção de alimento não ingerida vai parar no fundo do aquário, onde se decompõe. Dessa decomposição, é liberada a amônia, substância tóxica para os peixes. Sem dúvida, essa é uma das curiosidades sobre peixes mais importantes!
 
2. O peixe Dourado não tem memória curta
Outra frase bastante ouvida é “fulano tem a memória de um peixe Dourado”. A afirmação vem do mito de que a memória do peixe Dourado dura apenas três segundos. No entanto, estudos apontam que a memória desse peixinho pode durar vários meses.
 
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores treinaram alguns peixes Dourados para associarem determinado som à oferta de comida. Uma vez adestrados, esses peixes foram colocados em outro aquário por cerca de cinco meses.
 
Após esse período, eles retornaram ao aquário original, onde foram expostos ao mesmo som do início da pesquisa. O resultado foi que os peixes ainda associavam o ruído com a comida, dirigindo-se para o lugar onde ela seria liberada. Essa é uma curiosidade sobre peixes ornamentais muito interessante, não é mesmo?
 
3. O peixe Cascudo não se alimenta apenas de dejetos
Alguns dizem que uma das melhores maneiras de manter um aquário limpo, sem resíduos no fundo, é adquirir um peixe Cascudo. Isso porque, segundo essas pessoas, essa espécie se alimenta de dejetos e restos de comida.
 
Realmente, o Cascudo é uma espécie detritívora. Porém, se quiser garantir a ele uma alimentação balanceada, é fundamental fornecer rações específicas para a espécie. Lembrando que, mesmo com um Cascudo no aquário, é essencial fazer a limpeza e a filtragem da água com regularidade.
 
4. Peixes Betta conseguem respirar ar atmosférico
Uma das curiosidades sobre peixes Betta mais interessantes é que os pequenos têm um órgão chamado labirinto, que lhes permite respirar o ar atmosférico. Isso possibilita que eles vivam em locais com pouca disponibilidade de oxigênio, como lagoas paradas.

 
5. Os peixes Guppy estão entre as espécies mais vendidas
Pequenos, coloridos e ativos, os peixes Guppy são indicados para aquaristas iniciantes. Esse é um dos motivos para a grande popularidade dos Lebistes, como também são conhecidos.
 
Porém, por causa do tamanho e do preço, o Guppy também costuma ser usado na alimentação de peixes carnívoros. Sendo assim, se não quiser que seu Guppy seja devorado, é melhor deixá-lo bem longe de peixes maiores, agressivos e/ou carnívoros!
 
6. Peixes-palhaço e anêmonas têm relação de mutualismo
Já reparou como quase toda foto de Peixe-palhaço tem uma anêmona de fundo? Esses dois seres vivos têm uma relação denominada mutualismo. Ou seja: existe uma relação de benefício entre as duas espécies. Você já conhecia essa curiosidade?
 
peixe palhaço dentro de anêmona.
Enquanto o Peixe-palhaço utiliza os tentáculos venenosos da anêmona para se proteger de predadores, ela se alimenta dos dejetos dele, que possui um corpo revestido por uma densa camada de muco, protegendo-o do veneno da anêmona.
 
7. Cada espécie alimenta-se em uma profundidade específica
No item três, falamos sobre a importância da ração específica para Cascudos. Além de possuir uma composição pensada para a espécie, esse tipo de alimento leva em conta o hábito dos peixes de comerem no fundo do aquário.
 
Nesse sentido, uma das curiosidades de peixes que mais surpreende as pessoas é a seguinte: cada espécie alimenta-se em uma altura específica do aquário. Enquanto alguns comem na superfície, outros se alimentam no meio ou no fundo.
 
Pensando nessas necessidades, é possível encontrar rações flutuantes, granuladas ou de fundo. Considere isso na hora de comprar as rações e não deixe nenhum peixe com fome.
 
8. Os peixes podem ficar com falta de ar
Muitas pessoas acreditam que os peixes não precisam de ar para sobreviver. Porém, saiba que seu peixe pode morrer afogado — ou quase isso. Acontece que, assim como nós, os pequenos precisam de oxigênio.
 
Ele é obtido a partir de trocas gasosas entre a água e a atmosfera. Quanto maior a área de superfície do aquário, maior a disponibilidade de oxigênio. As trocas acontecem a partir da superfície da água, necessitando da bomba de ar em alguns casos.
 
peixes nadando pelo aquário.
Esperamos que tenha aprendido mais sobre seus bichinhos com as curiosidades sobre peixes descritas acima. Se quiser conferir mais conteúdos sobre aquarismo, não deixe de continuar explorando o blog da Petz!
Por  PETZ 
Foto: Divulgação