Carregando...

Consumo de pescado no Brasil e no mundo é tema de palestra na ACIPA


Se a maré está para peixe ninguém sabe, mas o seu consumo será analisado por Erika da Silva Maciel, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), na próxima segunda-feira (02), às 19h, na Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). O evento é promovido pela Embrapa Pesca e Aquicultura dentro do programa Inove Aqua, que visa promover a cultura da inovação na aquicultura brasileira. A palestra é gratuita e aberta a todos os públicos.
 
Sob o tema “O consumo está pra peixe”, Erika fará uma análise do consumo atual de pescado no Brasil e no mundo, entraves e potencialidades para a cadeia após a produção e oportunidades de inovação para a indústria de transformação e mercado consumidor.
 
Segundo a pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, Hellen Kato, o Inove Aqua é uma espécie de guarda chuva de promoção da inovação, que prevê palestras, hackatons, entre outras inciativas.  O programa tem recursos oriundos de várias fontes, como o projeto BRS Aqua, Fundo Amazônia e do Sebrae, além de outros possíveis patrocinadores. “A ideia é que ele vire um programa com constantes ações visando à inovação, assim como é hoje o Ideas for Milk da Embrapa Gado de Leite e o Inova Pork, da Embrapa Suínos e Aves”, conta ela.
 
O BRS Aqua é um projeto estruturante que visa contribuir para o desenvolvimento da piscicultura no Brasil, fruto da parceria entre Embrapa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a atual Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As informações são da  Embrapa Pesca e Aquicultura.