Carregando...

​Cuidados com a produção de peixes durante o inverno


Em algumas regiões do País, em especial sul e sudeste, a chegada do outono já traz uma queda na temperatura. Esse é um período crítico que requer muita atenção por parte dos piscicultores, uma vez que a temperatura da água fica abaixo do ideal para as principais espécies cultivadas nessas regiões, como a tilápia, pacu e carpas, que é entre 25°C e 30°C.
 
Isso porque, os peixes são animais ectotérmicos, ou seja, não tem capacidade de manter a sua temperatura corporal que vai variar de acordo com a temperatura da água que se encontram. Assim, quando a temperatura fica abaixo da faixa de conforto da espécie, os peixes diminuem o metabolismo, se alimentam menos e tem uma menor atividade.
 
Dessa forma, a primeira coisa que o produtor deve estar atento é a quantidade de ração fornecida aos peixes, que vai ser muito diferente da quantidade fornecida no verão.
 
Ocorre que no verão a temperatura da água fica próximo da faixa ideal para o desempenho destas espécies e a capacidade alimentar é maior. Menos energia é usada pelos peixes para se adaptarem ao meio e manter as suas atividades vitais e mais energia é gasta para o crescimento. Já no inverno esse cenário se inverte. Com uma condição desfavorável, menor é o consumo de ração, portanto menor deve ser a quantidade de ração ofertada.
 
Em casos mais extremos, quando a temperatura está abaixo dos 20°C muitas vezes os peixes nem buscam o alimento. E a ração que sobra além de ser um desperdício oneroso ao produtor, vai ocasionar uma piora na qualidade da água.
 
 
 
A baixa temperatura também pode prejudicar a imunidade dos peixes e as chances de estes serem acometidos por alguma doença é maior. Assim, além do estresse térmico é importante evitar o estresse causado por outros fatores. Dessa forma, além de monitorar a temperatura da água, é importante monitorar o maior número de parâmetros possíveis (amônia, nitrito, pH...), manter a água sempre com um bom nível de oxigênio, evitar realizar manejos e tomar todos os cuidados necessários para deixar a água em uma condição ideal para o cultivo.
 
O uso de linhagens de peixes mais adaptadas a condição de baixa temperatura é outro fator importante. Linhagens mais adaptadas podem ser mais resistentes e ter melhor desempenho nesse período. Contudo, mesmo com uma linhagem ideal é importante não se descuidar com a ração e optar sempre por uma ração de qualidade, balanceada e de preferência, planejada para o período de inverno.
 
Nesse artigo, publicado na Aquaculture reports por pesquisadores da UFSC é possível encontrar mais informações sobre a nutrição de tilápia no inverno. Outro ponto importante é se planejar com o povoamento, o ideal é que na entrada do inverno os animais já estejam na fase de juvenil, mais resistente do que os animais menores.
 
Assim, redobre os cuidados com a produção de peixes durante o inverno e bom cultivo!
Por Aquaculture Brasil
Foto: Divulgação