Carregando...

Governo do Tocantins debate o fortalecimento da produção de pescado durante primeiro Workshop de Licenciamento e Crédito na Pesca


Para potencializar a produção de pescado de forma regularizada, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), tem investido em ações para o desenvolvimento em diversas camadas do setor. Nesta quinta-feira, 25, foi realizado o I Workshop de Licenciamento e Crédito na Pesca e Aquicultura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Tocantins.
 
O objetivo é que, com todo suporte técnico e gerencial oferecido pela Sepea e parceiros, os produtores façam a regularização ambiental da atividade e acessem créditos para investimentos e custeio das atividades do setor do pescado.
 
“A gente sabe que há muito capital disponível e o que estamos fazendo é a intersecção entre os produtores e os bancos. Nosso compromisso, missão dada pelo governador Wanderlei Barbosa, é posicionar o Tocantins na cadeia transnacional do agronegócio, sempre com um olhar voltado para a inclusão social com sustentabilidade tecnológica e ambiental”, disse o secretário em substituição da Sepea, Rodrigo Ayres.
 
A programação foi direcionada principalmente a técnicos e especialistas do setor aquícola e pesqueiro, produtores, estudantes e interessados em aprimorar conhecimentos e expandir as redes de contatos. O evento contou com palestras e orientações técnicas para obtenção de licenças e organização, abordando também a governança na pesca e aquicultura, além da sustentabilidade e segurança alimentar.
 
Thiago Tardivo, diretor de desenvolvimento da aquicultura da Sepea, ressalta que os desafios enfrentados pela cadeia produtiva são conhecidos por todos os envolvidos do setor, tornando essencial discutir o licenciamento ambiental e buscar entendimento com os órgãos responsáveis para o contínuo desenvolvimento da atividade aquícola e pesqueira e proporcionar acesso ao crédito a esses atores.
 
“Este evento foi pensado para que estejamos alinhados, todos que participamos da cadeia, em relação ao processo de licenciamento ambiental, para ajudar os produtores e impulsionar nosso estado em direção a novos mercados e acesso aos recursos financeiros disponíveis pelos agentes oficiais”, afirmou Thiago Tardivo.
 
O analista do Sebrae Gilberto Martins pontuou que a atuação do Sebrae tem o objetivo de aumentar a competitividade dos pequenos negócios rurais, por meio da inovação tecnológica e gestão da propriedade rural. Nesta direção, segundo o gestor, o workshop disponibiliza a informação necessária para o aumento da produtividade e renda dos pescadores e aquicultores do Tocantins. “O licenciamento da atividade aquícola e o crédito rural são ferramentas importantes na melhoria do ambiente dessas cadeias produtivas, que também impulsionam o empreendedorismo no Estado, além de fortalecer a inclusão produtiva”, finalizou.
 
Participaram do evento diversos parceiros como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Indústria Comércio e Serviços (Sics), Serviço Nacional de Aprendizagem do Tocantins (Senar), Embrapa Pesca e Aquicultura, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Agroinova e as instituições financeiras Sicredi, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal.
Por Gisele Burjack/Governo do Tocantins
Foto: Frederick Borges/Governo do Tocantins
Edição: Thâmara Cruvinel