Carregando...

​De onde vem a costelinha de tambaqui vencedora em Boston?


A costelinha de tambaqui do Brasil ganhou visibilidade mundial na Seafood Expo North America/Seafood Processing North America, realizada em Boston, ao conquistar o prêmio Seafood Excellence Awards 2023 como melhor produto para food service. O tambaqui vencedor é cultivado em Rondônia, na Agropecuária Água Boa, primeira fazenda do País a obter a certificação Best Aquaculture Pratices (BAP) na produção da espécie.
 
“[O prêmio] representa o reconhecimento do trabalho sério e compromissado com a qualidade, com isso conquistando mais mercado nacional e internacionais”, celebra Amanda Coelho Amorim, sócia diretora da Agropecuária Água Boa.
 
A Agropecuária Água Boa tem piscicultura e frigorífico de pescado em Ariquemes, Rondônia e tem entre sua lista de clientes a Netuno USA. A costelinha de tambaqui premiada foi da empresa norte-americana Netuno USA.
 
Além do tambaqui, a Agropecuária Água Boa também obteve o certificado BAP na produção de pirarucu. “Estamos seguindo os protocolos exigidos pelo BAP de Sustentabilidade, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Bem Estar Animal, Segurança Alimentar e Rastreabilidade para garantir uma produção sustentável e com qualidade”, explica Amorim.
 
Na fazenda, a produção do tambaqui (Colossoma macropomum) e do pirarucu (Arapaima gigas), juntos, somam em torno de 850 toneladas por mês. Já no frigorífico é processando em média 80 toneladas por mês.
 
As vendas são para mercado internacional, através do distribuidor Netuno USA, além de nacional e também local. “Estamos otimistas, pois o mercado exige cada vez mais produtos com qualidade e esse é o nosso foco”, comenta a sócia diretora sobre as suas atuais perspectivas para o mercado de pescado.
 
O Seafood Excellence Awards é a extensão norte-americana da competição Seafood Excellence Global Awards, realizada na Seafood Expo Global em Barcelona, ​​Espanha. Ambas as competições são organizadas pela Diversified Communications.
 
Seafood Expo North America 2023
 
A Seafood Expo North America/Seafood Processing North America (SENA)é um dos maiores eventos de pescado do mundo e reuniu o setor em Boston, nos EUA, entre os dias 12 a 14 de março. Assim como aconteceu nos anos anteriores, os empresários e representantes de instituições brasileiras marcaram presença no evento com o intuito de ampliar a divulgação dos produtos nacionais e expandir as exportações de pescado.
 
Fonte: https://www.seafoodbrasil.com.br/
 
Foto: Divulgação