Carregando...

​Descoberto o mistério do peixe com cabeça transparente


Parece obra de ficção científica, mas não é. É mais uma ‘obra ousada’ da natureza. Ele é conhecido como peixe olho-de-barril, ou barreleye (Macropinna microstoma). O nome deriva do formato tubular dos olhos, lembrando um barril. E é considerado pelos biólogos um dos grupos de peixes mais peculiares e desconhecidos do reino pelágico (fundo do mar). Pudera, sua cabeça é transparente permitindo ver os órgãos internos. De acordo com o site earthlymission.com, esta é uma configuração única. E desde sempre provocou curiosidade. Descoberto o mistério do peixe com cabeça transparente.
Mistério do peixe com cabeça transparente é descoberto
Os biólogos marinhos sabiam muito pouco sobre essa criatura descrita em 1939. Tudo que conheciam é que seus olhos tubulares eram eficientes para coletar a luz. Entretanto, consideravam que os olhos estavam fixos no lugar e forneciam apenas uma ‘visão de túnel’.
Então, em 2009, pesquisadores do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) observaram um peixe olho-de-barril vivo que foi trazido à superfície com sucesso por várias horas. Durante a observação, os biólogos descobriram algumas revelações chocantes.
 
Bruce Robison e Kim Reisenbichler demonstraram que esses olhos incomuns podem girar dentro de um escudo transparente que cobre a cabeça do peixe, permitindo que ele espie uma presa em potencial ou se concentre para ver o que está comendo.
 
A cada dia que passa novas descobertas marinhas são feitas, algumas parecem bizarras para o nosso parco conhecimento.
A adaptação do peixe ao escuro fundo do mar
Os peixes do fundo do mar – o olho-de-barril vive a uma profundidade de cerca de 750 metros ou mais -, se adaptaram ao seu ambiente escuro como breu de uma variedade de maneiras incríveis.
Por exemplo, os pesquisadores notaram que os olhos do olho-de-barril não eram apenas de aparência estranha, eles também eram verdes.
 
Eles acreditam que a coloração verde ajuda os peixes a filtrar a luz do sol da superfície muito acima dele. Provavelmente também o ajuda a detectar o brilho bioluminescente de sua presa acima.
 
Barreleyes normalmente vivem perto da profundidade onde a luz do sol da superfície se desvanece para a escuridão completa. Eles usam seus olhos tubulares ultrassensíveis para procurar as silhuetas tênues de presas acima deles.
 
Embora esses olhos tubulares sejam muito bons para coletar luz, eles têm um campo de visão muito estreito. Até agora os cientistas acreditavam que os olhos da criatura estavam fixos em suas cabeças e miravam direto acima deles.
 
Isso, no entanto, tornaria impossível para o peixe ver o que está diretamente à frente. E seria muito difícil capturar uma presa com sua boca pequena e pontuda.
 
Ao que parece, os olhos realmente giram. Isso levou biólogos marinhos a acreditarem que o olho-de-barril olha para cima para detectar as sombras fracas de sua presa em potencial e, em seguida, fixa seus olhos para frente, enquanto se levanta lentamente para encontrar sua vítima.
 
A cabeça transparente
Em relação à estranha cabeça transparente, os pesquisadores descobriram que ela estava preenchida com um fluido formando um escudo transparente.
As descrições anteriores do olho-de-barril não mencionaram sua cabeça em forma de bolha, muito provavelmente porque ela foi destruída pela pressão quando o peixe veio à tona.
 
No entanto, Robison e Reisenbichler foram capazes de trazer vivo um olho-de-barril capturado pela rede, que sobreviveu por várias horas em um aquário a bordo de um navio.
 
Esse ambiente controlado permitiu aos cientistas confirmar que o peixe girou seus olhos tubulares ao virar o corpo da posição horizontal para a vertical.
 
Outras características incomuns
Suas barbatanas grandes e planas permitem que permaneçam quase imóveis na água e manobrem com muita precisão.
 
Já as bocas pequenas sugerem que podem ser muito precisos e seletivos na captura de presas de pequeno porte. Ao mesmo tempo, seus sistemas digestivos são grandes, sugerindo que eles podem comer uma variedade de pequenos animais à deriva, bem como águas-vivas.
 
Fatos diversos sobre a espécie
Habitat:
 
Os peixes olho-de-barril (microstoma Macropinna) preferem as águas temperadas do oceano. Esses animais existem em profundidades de 2.000-2.600 pés (600-800 m) nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
 
Geralmente vivem e caçam sozinhos.
 
 
Reprodução:
 
Os peixes  se reproduzem pela fertilização externa dos ovos. Os machos e as fêmeas dessas criaturas liberam, respectivamente, seus espermatozoides e óvulos na água, que então os fertiliza e amadurece.
 
Alimentação:
 
Os peixes olho-de-barril  se alimentam de águas-vivas, outros sifonóforos e crustáceos. Quando são jovens, também se alimentam de zooplâncton.
Por João Lara Mesquita/ Mar Sem Fim
Foto: Divulgação