Carregando...

É possível comer um dos peixes mais venenosos dos mares?


Sabe aquele pequeno peixe que vira uma bolinha de baixo d’água quando se sente ameaçado? Acho que devem saber sim, afinal de contas quem não conhece o querido Baiacu? Um peixe tão exótico que chega a ser fofo, mas quem o olha de longe não sabe o quão perigoso o famoso “peixe sapo”; pode ser, pois ele é nada mais que um dos peixes mais venenosos dos mares.
O pequeno peixe carrega em suas entranhas uma neurotoxina tão forte quanto o Cianeto, a temida Tetrodotoxina, um veneno que ao entrar em contato com a pele ataca o sistema nervoso central das vítimas do baiacu, e o pior, não existem antídotos que possam tratar essa neurotoxina, sendo tão forte ao ponto de uma espécie deste peixe, sozinho, ter o poder de matar cerca de 30 pessoas. Além de ser altamente venenoso o Baiacu também é facilmente localizado nos mares e rios, até porque o peixe se reproduz em água doce também, sem contar que existem em média 90 espécies de Baiacu espalhados pelo mundo, por isso aos mais leigos e desavisados é recomendável ficarem atentos se acaso se depararem com a presença desse peixe quando forem em qualquer praia, lago, rio e etc.
 
Mas esses pontos falados até agora são apenas para os menos experientes no quesito “baiacu”, pois saibam que existem muitos desbravadores que além de manusear esses peixinhos ainda comem dele, então sim, é possível comer deles, porém não é qualquer um que pode pescá-lo para preparar em casa, é obrigatório ter um curso específico para manuseio da iguaria e depois de pego o diploma junto de mais uma média de 10 anos de treinamento só assim finalmente poder prepará-lo de diversas formas, pois o Fugu, como chamado no Japão, é um peixe extremamente versátil na cozinha. Inclusive na terra do sol o Baiacu é muito popular e comercializado em diversos restaurantes, e com inúmeros pratos diferentes. Todos podem comê-lo com a maior tranquilidade por lá exceto o Imperador Japonês, que é o único peixe que ele não pode experimentar por questões de segurança.
 
 
 
 Já no Brasil, caso você ficou curioso e quer saborear um bom Baiacu, escolhas também não é o que falta, pois existem diversos restaurantes especializados no preparo do Fugu, em que seus chef's tem o conhecimento necessário para manusear o peixe, mas recomendamos tomar sempre os cuidados necessários antes de comê-lo e se certificar da procedência, confiança e reconhecimento do local que vende dessa iguaria. Se você certificou-se de estar tudo nos conformes e consegue confiar tranquilamente no restaurante que vende Fugu, pode ir sem medo pois nós, do Guia do Peixe, podemos afirmar que a carne de Baiacu é de fato muito saborosa.
Por Guia do Peixe
Foto: Divulgação