Carregando...

​Em Roraima, presidente da Adetuc participa de evento em prol da integração dos roteiros amazônicos e pesca esportiva


A integração dos roteiros turísticos amazônicos e a consolidação da pesca esportiva como um dos produtos turísticos que conecta os setes estados da região norte do país, de forma a construir roteiros e ordenamentos eficientes, foi o motivo que reuniu secretários de turismo, dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, na quarta-feira, 19, em Boa Vista, capital de Roraima.
 
O encontro, que contou com a participação do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) Jairo Mariano, do Governador de Roraima Antônio Denarium, Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo William França, do Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura Jorge Seif Junior, além dos secretários de turismos e representantes do trade turístico, teve como objetivo alinhar as propostas dos secretários para a promoção dos segmentos e produtos turísticos em comum para potencializar a atração turística nacional e internacional aos atrativos amazônicos.
 
De acordo com o anfitrião do encontro, o Governador Antonio Denarium, a integração das rotas faz parte de um projeto para maximizar as ações de promoção do turismo na região amazônica. “Essas simples ações causam um impacto gigantesco no turismo. É um passo muito importante em que os estados da região norte do país, iremos colaborar e unir forças em prol do desenvolvimento do turismo”, frisou o Governador.
 
Representando o Ministro do Turismo, o secretário nacional de desenvolvimento e competitividade do turismo William França, a integração proposta é um projeto único e inovador. “Nunca na história do turismo do Brasil se pensou em uma proposta como esta. É algo que estamos otimistas, pois, o turista terá de descobrir o que existe dentro dos estados amazônicos e escolher entre os inúmeros roteiros possíveis”, destacou demonstrar o aumento da oferta de produtos turísticos na região.
 
Com foco no segmento de pesca esportiva, a primeira ação de integração na promoção dos roteiros busca difundir a prática e atrair turistas nos sete Estados. "Esta é uma atividade em que temos muito a evoluir e sermos o principal destino de todo o mundo”, ressalta Jorge Seif Junior, Secretário nacional de Pesca e Aquicultura.
 
Ao explanar sobre a relevância da integração das rotas amazônicas para o turismo da região norte e a importância dada pelo Governador Mauro Carlesse, para as ações no turismo. O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, parabenizou o esforço dos secretários de turismo e destacou o momento histórico. “Este é um fato histórico que vai fazer com que o turismo em todo o país seja visto de forma diferente. Estamos nos unindo para fortalecer a promoção turística, mas também de implementar ações de ordenamento que visam garantir aos turistas, experiências únicas e que irão fazer com que o turismo seja cada vez mais uma mola propulsora da economia e do desenvolvimento da região norte”, completou Jairo Mariano.
Por  Henrique Lopes / Governo do Tocantins
Foto:  Henrique Lopes / Governo do Tocantins