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Exportação de tilápia brasileira ascende em 2019
A aquicultura é um setor em contínuo aquecimento no Brasil e de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior, o País tem exportado mais tilápia em 2019, somando 520,5 toneladas do peixe. Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o destaque fica a cargo do filé congelado, com aumento de 110% nas vendas.
Com um acréscimo de 33% em relação ao ano anterior, a exportação brasileira ganha cada dia mais destaque. Os Estados Unidos importam cerca de 97% da tilápia brasileira, se consagrando como o maior comprador. Canadá, Equador, África do Sul e Panamá também estão entre os importadores.
Para o presidente executivo da Peixe Br, Francisco Medeiros, alguns fatores ajudam a entender o crescimento das exportações de tilápia pelo Brasil. “É indiscutível a melhoria de competitividade da cadeia produtiva da tilápia no Brasil, em todos os segmentos: genética, produção, nutrição, sanidade, processamento e comercialização. Há evolução devido à aplicação de tecnologias que proporcionam ganhos”, explica.
Além disso, para Medeiros foi importante a implantação do Drawback para tilápia, proporcionando mais competitividade ao produto brasileiro. “Essa conquista deve-se ao trabalho conjunto da Peixe BR e a Embrapa Aquicultura”, destaca.
O presidente executivo também cita como fator positivo para o aumento das exportações brasileiras de tilápia a parceria da entidade com a APEX Brasil para presença, nos dois últimos anos, de empresas brasileiras na Seafood North America, maior exposição da cadeia do pescado do continente americano, realizada em Boston (EUA). A participação da missão brasileira está confirmada para 2020.
Fonte: PeixeBR e Secretaria de Comércio Exterior, adaptado pela equipe feed&food.
Com um acréscimo de 33% em relação ao ano anterior, a exportação brasileira ganha cada dia mais destaque. Os Estados Unidos importam cerca de 97% da tilápia brasileira, se consagrando como o maior comprador. Canadá, Equador, África do Sul e Panamá também estão entre os importadores.
Para o presidente executivo da Peixe Br, Francisco Medeiros, alguns fatores ajudam a entender o crescimento das exportações de tilápia pelo Brasil. “É indiscutível a melhoria de competitividade da cadeia produtiva da tilápia no Brasil, em todos os segmentos: genética, produção, nutrição, sanidade, processamento e comercialização. Há evolução devido à aplicação de tecnologias que proporcionam ganhos”, explica.
Além disso, para Medeiros foi importante a implantação do Drawback para tilápia, proporcionando mais competitividade ao produto brasileiro. “Essa conquista deve-se ao trabalho conjunto da Peixe BR e a Embrapa Aquicultura”, destaca.
O presidente executivo também cita como fator positivo para o aumento das exportações brasileiras de tilápia a parceria da entidade com a APEX Brasil para presença, nos dois últimos anos, de empresas brasileiras na Seafood North America, maior exposição da cadeia do pescado do continente americano, realizada em Boston (EUA). A participação da missão brasileira está confirmada para 2020.
Fonte: PeixeBR e Secretaria de Comércio Exterior, adaptado pela equipe feed&food.