Carregando...

F3 Challenge dobra premiação para 70 mil dólares



Por: Dr. Giovanni Lemos de Mello - Editor Aquaculture Brasil
Foto: Divulgação
 
O “F3 Challenge – Carnivore Edition” é uma competição idealizada para acelerar o desenvolvimento e a adoção de substitutos de farinha e óleo de peixe na alimentação aquícola. Recentemente, a organização do evento dobrou a premiação para US$ 70.000,00 por categoria.
 
A iniciativa oferecerá os recursos financeiros aos competidores que produzem e vendem o maior número de “alimentos isentos de peixe” em cada uma das três categorias: a) salmonídeos; b) camarões; e c) outras espécies carnívoras - sem usar peixes selvagens capturados ou ingredientes de origem animal.
 
Cinco empresas já se inscreveram para o concurso, e a maioria está buscando parceiros. Para visualizar a lista dos participantes atuais, incluindo informações de contato, visite: https://f3challenge.org/participants.
 
Atualmente, as inscrições para o concurso estão abertas e uma nova linha do tempo para a competição será anunciada em breve, em razão da pandemia do Covid-19.
 
Os alimentos para todas as categorias não devem conter ingredientes que consistam ou sejam derivados de animais marinhos, incluindo (mas não se limitando a) peixes, lulas, camarões ou krill.
 
A cada ano, cerca de 16 milhões de toneladas de peixes selvagens são capturadas exclusivamente para uso como farinha e óleo de peixe na produção global de alimentos. A salmonicultura, um dos sistemas aquícolas que mais cresce no mundo, fornece cerca de 70%, ou 2,5 milhões de toneladas, de todo o salmão consumido globalmente. As fazendas de salmão utilizam mais de 20% da farinha de peixe e 60% do óleo de peixe consumido pelo segmento da aquicultura.
 
Hoje, mais da metade do suprimento global de camarão é cultivado. A produção global de carcinicultura, que atingiu quase 4 milhões de toneladas em 2018, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos, também é um dos consumidores dominantes do suprimento global de farinha de peixe.
 
Um estudo recente constatou que, se o “negócio habitual” continuar, a pesca de forragem atingirá limites ecológicos até 2037. O F3 Challenge visa tornar desnecessário o uso de peixes selvagens nos alimentos para que eles possam permanecer no ambiente, e o crescimento da aquicultura se torna irrestrito à disponibilidade de recursos silvestres, garantindo maior segurança alimentar no futuro.
 
Fonte: adaptado de The Fish Site