Carregando...

FIPERJ lança guia sobre como introduzir o peixe na alimentação de crianças


A FIPERJ lançou em outubro do ano passado a cartilha “Tem Peixe no Papá do Neném – Um guia sobre o peixe na introdução alimentar.” A publicação tem o objetivo de orientar os responsáveis sobre como alimentar seus filhos com segurança, destacando questões como espécies recomendadas, formas de apresentação do pescado, receitas, e muito mais.
 
As dúvidas são muitas quando se trata de peixe na alimentação dos pequenos.
Para Maíra Duarte Cardoso, uma das autoras e médica veterinária, a falta de informações sobre as melhores espécies de peixe oferecidas aos bebês foi uma das razões que a inspiraram escrever o guia. “Percebi que minhas amigas que também são mães tinham muitas dúvidas sobre a qualidade e a conservação do peixe. Além disso, elas não conseguiam fazer uma comida que agradasse aos filhos. O guia vai nortear as mães sobre que tipo de alimento seguro possa ser oferecido ao bebê”, conclui Maíra.
 
Já o também autor e Extensionista da FIPERJ, André Luiz Medeiros, diz que a publicação é adequada para a inserção do pescado nas primeiras fases de vida do neném.
 
“Quando recebi o convite da Maíra, topei participar do projeto, buscando contribuir com dados relevantes sobre a qualidade do pescado, para que este seja consumido pelas crianças”, argumenta André.
 
Clique  para download da cartilha: http://www.fiperj.rj.gov.br/index.php/arquivo/download/245