Carregando...

Governo do Tocantins comemora sucesso da adesão ao Programa Trilha da Piscicultura pelos municípios


O  Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), atendeu a mais um município pelo Programa Trilha da Piscicultura nesta semana. Desta vez, a equipe técnica da Sepea e parceiros estiveram em Guaraí, realizando uma reunião técnica e atendendo às demandas do setor produtivo do pescado da região, além de firmar o Termo de Cooperação Técnica para impulsionar o desenvolvimento da cadeia do pescado por meio da aquicultura e organização social.

Para alavancar a piscicultura no Estado, o Governo do Tocantins investe em capacitação e estruturação dos elos da cadeia do pescado por meio do Programa Trilha da Piscicultura, desenvolvido pela Sepea. O programa tem alcançado crescente adesão de municípios que desejam se tornar polos da piscicultura em suas regiões.

Neste ano, já foram atendidos sete municípios, superando a meta do Plano Estadual de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura (PEDPA 2023/33), que previa reuniões técnicas em seis cidades. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2024) prevê a realização da Trilha da Piscicultura em Palmas e outros nove municípios tocantinenses, com ênfase nos que possuem potencial para o desenvolvimento da piscicultura e aquicultura. De acordo com a gestora da pasta, Miyuki Hyashida, o programa está totalmente dentro do planejamento.

"Realizamos esta semana mais um encontro com piscicultores e técnicos, tendo o Governo firmado parceria com a prefeitura de Guaraí. Já conseguimos mobilizar muitos gestores sobre a importância de investir no desenvolvimento da pesca em suas regiões", disse Miyuki Hyashida, gestora da Pesca e Aquicultura.

"Durante a Roda da Piscicultura, abordamos diversos assuntos, desde a implantação da piscicultura, o licenciamento e os parceiros envolvidos. Discutimos todos os aspectos de apoio dos governos municipal, estadual e federal. Percebemos que a associação deve estar unida e responsável para alcançar uma produção escalonada e, no futuro, construir um abatedouro. Precisamos de uma associação firme e competente para que todas essas coisas possam acontecer", afirmou o presidente da Associação de Piscicultores de Guaraí, Romeu Takahagassi.

O evento, que ocorreu na última terça-feira, 11 de junho, foi uma iniciativa da Sepea, contando com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Sics), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Embrapa Pesca e Aquicultura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins), Sistema Faet/Senar, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), tendo como anfitriã a prefeita de Guaraí, Fátima Coelho.

Sobre o Programa Trilha da Piscicultura

A Secretaria da Pesca e Aquicultura tem a missão de desenvolver a piscicultura, que faz parte da política nacional de segurança alimentar e do agronegócio, com base em quatro eixos: articulação com pescadores e piscicultores familiares; transformação da cadeia econômica pesqueira e aquícola; desenvolvimento da agroindústria do pescado; contribuição da pesca e da aquicultura para a bioeconomia e créditos de carbono.

O Governo do Tocantins estabeleceu a Sepea como referência para garantir a participação do setor produtivo, sendo responsável por ações da porteira para fora. A partir deste diálogo, foram estabelecidas projeções de produção para cada cadeia produtiva da aquicultura no Estado do Tocantins ao longo dos próximos quatro anos.

Próxima reunião técnica

A próxima reunião técnica ocorrerá em Couto Magalhães no dia 28 de junho, a partir das 09h, na Feira do Agricultor do município, com a presença do prefeito Julio Cesar Ramos Brasil. A Trilha da Piscicultura já promoveu a assinatura de termos de cooperação técnica entre o Governo do Tocantins e os municípios de Miracema, Lajeado, Novo Acordo, Muricilândia, Filadélfia, Palmeiras e Guaraí, consolidando o avanço do desenvolvimento do setor. 

Por Gisele Burjack/Governo do Tocantins
Foto: Sepea / Governo do Tocantins
Edição: Alba Cobo