Carregando...

Governo do Tocantins e Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves realizam o III Mulheres das Águas


O Governo do Tocantins, em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA), promoveu a terceira edição do evento Mulheres das Águas em Natividade. O encontro reuniu gestoras, integrantes de comitês de bacia, estudantes, lideranças públicas e membros da comunidade civil organizada para debater a gestão sustentável dos recursos hídricos.

A terceira edição do evento Mulheres das Águas, com o tema "Água nos Une: Conhecer e Entender para Preservar - Mulheres na Gestão dos Recursos Hídricos", ocorreu entre os dias 19 e 21 de junho no Colégio Agropecuário de Natividade, na região sudeste do Tocantins. O evento enfatizou a força feminina na promoção da sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos. 

Organizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA) e o Governo do Tocantins, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o evento reuniu cerca de 500 mulheres, incluindo vereadoras, gestoras públicas, estudantes e integrantes dos comitês de bacia.

Painel da Aquicultura

Durante o evento, a gestora da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), Miyuki Hyashida, participou do painel sobre aquicultura com o tema Produzindo com Sustentabilidade. Em sua palestra, destacou o potencial da produção de peixes no estado do Tocantins. “A Sepea tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura nos municípios do Tocantins, através de uma governança efetiva, participativa e da integração entre os elos que compõem ambas as cadeias produtivas. Isso visa promover a geração de renda e a segurança alimentar, alinhada à política nacional, e de transformar o estado numa referência para o setor”, afirmou a secretária.

O evento Mulheres das Águas reafirma o compromisso do Governo do Tocantins com a sustentabilidade e a valorização da participação feminina na gestão dos recursos hídricos, proporcionando um espaço de diálogo e troca de conhecimentos para o desenvolvimento sustentável do estado.

Por Gisele Burjack / Governo do Tocantins
Foto: Divulgação Semarh/Governo do Tocantins