Carregando...

Governo do Tocantins e MAPA estudam implantar projeto das cadeias produtivas agropecuárias para conservação florestal na Amazônia


Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), estiveram reunidos  para debater a implantação do projeto de inovações nas cadeias produtivas da Agropecuária para conservação florestal na Amazônia Legal. O projeto é executado em parceria entre o MAPA e o Governo da Alemanha por meio do Banco KfW e Estados na Amazônia Legal.
 
O projeto inovador é baseado em três principais pilares sendo; adequação das propriedades com os critérios da plataforma Agro+Brasil como ferramenta da situação ambiental; diagnóstico dos sistemas agrários socioeconômico e documental, levantamento sócio econômico ambiental dos imóveis rurais nos projetos de assentamentos e elaboração de planos integrados voltados à conformidade socioambiental.
 
Ao falar do projeto, o secretário da Seagro, Jaime Café esclareceu que é uma iniciativa do MAPA, o qual recebe com entusiasmo, uma vez que vem para apoiar os pequenos produtores para fazer revitalização, enxergando  a sustentabilidade financeira. “Para isso teremos apoio na assistência técnica, financeira e estrutural das diversas cadeias produtivas. O foco principal é na agricultura familiar e médio agricultor, incluindo as estruturas das atividades que já temos em andamento.  Em agosto teremos outra reunião para definir as ações do projeto”, ressaltou o Secretário.
 
A coordenadora Geral de Operações Estratégicas do MAPA, Ivana Guerreiro, disse que o projeto será executado em cinco estados da Amazônia Legal, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. “A intenção é promover inovação nas cadeias produtivas na agropecuária para a conservação florestal na Amazônia”, citou.
 
Participaram também da reunião: assessor da Secretaria Executiva, Marcelo Narvaes Fiadeiro, o superintendente da SFA-TO, Elso Polizel e o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural, Antônio Humberto Simão.
Por  Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
Foto: João Matheus/Governo do Tocantins