Carregando...

Governo do Tocantins e parceiros disponibilizam gratuitamente preços de alevinos tocantinenses


Com o objetivo de trazer mais informações para a cadeia produtiva da piscicultura no Tocantins, facilitar e profissionalizar o trabalho do piscicultor nos seus empreendimentos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro),  em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura, está disponibilizando mensalmente e gratuitamente o serviço de cotação de alevinos. As informações estão disponíveis no site do Centro de Inteligência e Mercado em Aquicultura (CIAqui) e podem ser acessadas no endereço: https://www.embrapa.br/cim-centro-de-inteligencia-e-mercado-em-aquicultura/cotacoes-seagro.
 
O trabalho é também resultado do projeto BRS Aqua, que conta com três fontes de financiamento: o Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Funtec/BNDES); a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/Mapa), recurso que está sendo executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e a própria Embrapa.
 
“Iniciamos esse trabalho em março de 2021 com os produtores para conhecer melhor o tamanho e valores do alevinos que temos disponíveis dentro das regiões produtoras no Tocantins”, pontuou o secretário da Seagro, Jaime Café. Ele frisou ainda a importância da piscicultura como uma forma de gerar renda e proporcionar aos pequenos produtores uma nova profissão, principalmente aos pescadores e ribeirinhos, “agregando valor de uma forma mais profissional, com mais gerenciamento e produtividade, isso, graças à assistência técnica que o Governo e parceiros têm concedido aos pequenos piscicultores, essencial para o crescimento de suas atividades”.
 
O zootecnista da Seagro, Thiago Tardivo, reforçou a importância da prestação do serviço ao piscicultor destacando o que o produtor consegue fazer a partir desses dados disponibilizados. “Com o preço médio dos alevinos pode ser realizado um planejamento produtivo, se organizar com cada espécie disponível, saber quando encontrar esse alevino e conhecer a sazonalidade das espécies, pois todos os valores que nós referenciamos são de produtos disponibilizados no mercado, dentro de um determinado período”, finalizou.
Por Raquel Oliveira/Governo do Tocantins
Foto: Divulgação