Carregando...

Governo do Tocantins leva capacitação a piscicultores durante a Agrosudeste


O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), promoveu a capacitação de produtores da piscicultura durante a 8ª Feira Agropecuária da Região Sudeste (Agrosudeste), realizada no município de Almas. Na sexta-feira, 12, foi ministrado o Simpósio da Piscicultura para técnicos, gestores, piscicultores, pescadores e estudantes. 

Sepea na Agrosudeste

A feira teve início na última quarta-feira, 10, e foi encerrada  no sábado, 13. A  Sepea  foi representada pelo secretário-executivo, Rodrigo de Carvalho Ayres, durante a abertura oficial que contou com a presença do vice-governador, Laurez Moreira. “A participação do governo do estado, mostrando os potenciais da piscicultura por meio da Sepea e atendendo às demandas do pequeno produtor, demonstra que estamos alinhados com o propósito de elevar o setor a altos patamares”, declarou o gestor-executivo da Sepea.

Programação

Na quinta-feira, 11, o Governo do Tocantins realizou o Curso de Capacitação: Manejo da Qualidade da Água na Piscicultura. O objetivo foi transmitir às produtoras e alunas da Escola Agropecuária de Almas noções básicas para garantir as condições ideais da água para a criação de peixes.

O curso foi promovido pela Secretaria da Pesca e Aquicultura em parceria com a Secretaria da Mulher. “Durante o curso, oferecemos capacitação teórica e prática para as mulheres, proporcionando-lhes o conhecimento necessário para o adequado manejo da qualidade da água na piscicultura, que contribuirá para a profissionalização da atividade através da  disseminação do conhecimento adquirido,  que certamente beneficiará a comunidade”, disse a engenheira de pesca Valéria Lima, gerente de programas e projetos da Sepea.

No Simpósio da Piscicultura, a abertura foi marcada por uma palestra sobre políticas públicas para o desenvolvimento da piscicultura, abordando ações conjuntas da Sepea e seus parceiros para o desenvolvimento sustentável da atividade.

Em seguida, a programação incluiu painéis sobre como iniciar uma piscicultura e a importância da assistência técnica, realizados pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins); boas práticas de produção de alevinos de qualidade, pela Aquicultura Fazenda São Paulo; manejo da qualidade da água e manejo alimentar, pela ATECK e ADM; e processamento de pescado, realizado pela Pescados Piracema, finalizando com a  entrega dos certificados do curso de capacitação sobre manejo da qualidade da água na piscicultura.

“A feira Agrosudeste, sem dúvidas, foi uma ótima vitrine para a Pesca e Aquicultura mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de seu primeiro ano de criação. A população tocantinense, especialmente os pequenos produtores e toda a cadeia produtiva, só tende a ganhar”, afirmou o diretor de desenvolvimento da aquicultura da Sepea, Thiago Tardivo.

As ações fazem parte da atribuição institucional da Sepea, com o objetivo de fomentar a cadeia do pescado de forma economicamente rentável e sustentável.

Por Gisele Burjack/Governo do Tocantins
Foto: Sepea / Governo do Tocantins