Governo do Tocantins se reúne com prefeitos, produtores e empresários para discutir o fortalecimento do setor Aquícola no norte do Estado
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), participou na terça-feira, 29, de uma importante reunião na cidade de Arapoema, norte do Estado, quando foi discutida a criação de uma Cooperativa que vai fortalecer a produção aquícola na região, que é historicamente ligada à pecuária.
Durante a reunião que foi idealizada pelo ex-prefeito de Arapoema, o pecuarista, Baltazar Rodrigues, conhecido como Tazinho, ficou definido a criação de uma Comissão, que ficará responsável por sistematizar os próximos passos para a criação de uma cooperativa, sugerida pelo prefeito reeleito de Arapoema, Paulo Pedreira (Republicanos).
Em sua fala, a secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida ressaltou os potenciais que o Estado oferece para o setor. “Existe um grande potencial no Tocantins no setor da aquicultura, uma atividade rápida, sustentável e tem mercado. Tudo que se produz de peixe, vende. O Estado tem água, temperatura certa e facilidade de logística, para transportar o produto ao mercado. Com todo esse potencial, o governador Wanderlei Barbosa, criou a Secretaria da Pesca e Aquicultura, para fortalecer a cadeia produtiva por meio de políticas públicas e legislações específicas garantindo a segurança jurídica”, destacou a gestora.
Para Tazinho, a reunião foi muito importante, uma vez que a região norte, referência na pecuária, poderá também voltar-se para o cultivo de peixe, com a inserção da atividade aquícola naqueles municípios. “A terra que é boa para o boi, é boa pra tudo, inclusive para a criação de peixes”, afirmou.
O prefeito de Arapoema, Paulo Pedreira, se colocou à disposição para colaborar no que for necessário e disse que é preciso diversificar a produção na região. “A pecuária de corte é uma parte importante da nossa economia, mas é preciso diversificar.”, ressaltou.
Após a criação da Comissão, uma próxima reunião ficou marcada para fevereiro de 2025, quando técnicos da Secretaria da Pesca e Aquicultura, juntamente com os dois municípios, vão colaborar na elaboração de um projeto que além de criar a Cooperativa, pretende construir um frigorífico de pequeno porte para processamento de peixe.
A engenheira de pesca e gerente de Programas e Projetos da Aquicultura da Sepea, Valéria Lima ministrou palestra sobre programas desenvolvidos pela Secretaria.
“Durante a palestra, foram apresentadas as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria da Pesca e Aquicultura no Estado, dentre elas, o programa Trilha da Pesca e Aquicultura, instituído pela lei nº 4.508, de 25 de setembro de 2024. Também foram discutidas as perspectivas e os desafios, com o objetivo de fomentar, desenvolver e fortalecer essas atividades, essenciais para a geração de renda, subsistência e garantia da segurança alimentar”, informou.
Participantes
Participaram também da reunião o prefeito de Pau D’Arco, Gilmar Oliveira de Souza, autoridades municipais, pequenos e grandes produtores, produtores da agricultura familiar e empresários da região interessados em investir e desenvolver projetos na área da aquicultura, visando inserir o peixe na economia local.
Por Mariah Soares e Lucas Eurilio/Governo do Tocantins/Sepea
Foto: Mariah Soares/Governo do Tocantins