Carregando...

​Hábitos de consumo de pescado no Sul do Tocantins: dados inéditos orientam potenciais investidores


O Governo do Tocantins realizou, em uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Gurupi, uma pesquisa sobre o perfil do consumidor de pescado na região sul do Estado. Os resultados apontam que 56,3% dos consumidores são homens e que dos 576 entrevistados, 91,7% comem pescado.
 
Quanto à preferência pelo tipo de produto e o local da aquisição, aproximadamente 51% das pessoas compram no supermercado, seguido dos restaurantes (16,9%) e peixarias (11,6%). "Essas são informações importantes para entendermos a demanda e o perfil do nosso consumidor. A ideia é replicarmos a pesquisa em outras regiões do Estado, por meio de parcerias, e através dos resultados, traçarmos metas para incentivar o consumo dessa proteína tão rica, que é o pescado”, afirmou a gerente de Programas e Projetos da Aquicultura da Sepea, Valéria Maria de Melo Lima Silva.
 
As informações norteiam as indústrias que pretendem investir ou aumentar a produção na cadeia aquícola. “Antes não tínhamos esse tipo de informação, organizada oficialmente. Com essas iniciativas e com a colaboração em parceria com outras instituições, estamos vencendo gargalos que dificultam o crescimento da produção de pescado.”, explicou o diretor de Desenvolvimento da Aquicultura da Sepea, Thiago Fontolan Tardivo.
 
Com os dados publicados, os produtores e comerciantes de pescado poderão traçar estratégias para atender melhor o mercado tocantinense, bem como estimular a expansão do setor no Estado.
 
Variedades de preparo
 
O peixe é um produto variado, versátil e abundante no Tocantins, possibilitando um vasto cardápio de opções de preparo. Mas, afinal, qual a forma preferida dos entrevistados? Dentre os diversos produtos aquícolas presentes no mercado, o peixe inteiro (30%) e o filé (22%) foram os preferidos pelos consumidores que relataram gostar de pescado.
 
A grande variedade de produtos oferece muitas alternativas para os consumidores que aparentemente têm escolhas muito flexíveis. As costelinhas, por exemplo, são típicas da região norte do país e são bastante apreciadas no comércio local, estando entre as várias opções de compra junto de outros produtos (11% e 2,1%) ou individualmente (7,1%).
 
A pesquisa apontou uma média de consumo mensal de 1kg por pessoa entrevistada que afirmou gostar do produto, com apenas 4% dos consumidores adquirindo mais de 3kg de pescado por mês. Acesse a pesquisa completa aqui: Boletim informativo sobre o consumo de pescado no sul do Tocantins: https://www.to.gov.br/sepea/boletim-consumo-de-pescado-na-regiao-sul-do-tocantins/1egxptpdy5m6
Por  Gisele Burjack/Governo do Tocantins
Foto: Reprodução