Carregando...

​Maricultura: Tudo que você precisa saber sobre o mercado


A maricultura é um ramo específico da aquicultura, que engloba qualquer tipo de atividade humana que é desenvolvida num ambiente aquático com água salgada – caracterizada pelo cultivo de organismo aquático de forma artificial, num ambiente controlado, isso porque este não acontece espontaneamente na natureza. Trata-se da produção de uma ampla variedade de organismos aquáticos marinhos e estuarinos, desde vegetais como as algas, invertebrados como crustáceos e moluscos, até vertebrados como peixes e répteis. Essa atividade vem crescendo a uma taxa aproximada de 5 a 7% anualmente em todo o mundo.
 
 
Normalmente a maricultura é realizada nas regiões costeiras e também nos sistemas em mar aberto – essa segunda alternativa impõe diversos desafios, principalmente quando se fala nas estruturas de cultivo, estas que precisam se adaptar à dinâmica dos ambientes e também à viabilidade socioeconômica. Alguns produtores têm explorado a maricultura em lagos com água salgada do mar, esses tanques recebem H2O marítimo. O processo oferece vantagens no controle, na proteção contra predadores e também na nutrição das espécies.
 
 
O segmento da maricultura tem sido tratado como uma opção econômica e técnica para atender a demanda comercial de proteína marinha, assim como a preservação de estoques naturais de recursos pesqueiros. Diversas espécies têm sido cultivadas também para o comércio de aquários e outros mercados. Contudo, a grande maioria das operações ainda é focada para a criação de espécies marinhas visando o consumo humano.
 
 
Por suas características diversas, a maricultura ganha cada vez mais espaço. No Brasil, ainda restringe-se pelo cultivo de crustáceos e moluscos, uma vez que os cultivos de peixes marinhos e equinodermatas, ainda estão em fase laboratorial. O Estado de Santa Catarina concentra grande parte do cultivo de moluscos, é o maior produtor nacional de ostras e mexilhões cultivados, chegando a cerca de 90% de toda a produção brasileira e é considerado pólo gerador de tecnologia, colocando o país na segunda posição na América Latina como grande produtor dessas espécies.
 
 
Mundialmente, os maiores produtores de maricultura são: China, Peru, Japão, Índia e Estados Unidos, sendo que o Brasil ocupa atualmente a 27° posição deste ranking. No cenário mundial a maricultura se tornou uma maneira de impulsionar a produção de alimentos, isso porque a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a população no planeta Terra passe de 5 bilhões (dado de 1990) para 8 bilhões (previsão para 2025). Essas atividades ajudariam a melhorar a qualidade de vida, gerar mais oportunidades de emprego e produzir alimentos para as gerações no futuro. Com o crescimento populacional e uma diminuição dos recursos marítimos torna-se necessário encontrar alternativas para aumentar e/ou manter o padrão de vida das populações litorâneas e reduzir a pressão sobre os recursos marítimos.
 
 
A ENGEPESCA é pioneira na fabricação de redes para aquicultura no Brasil. Foi fundada em 1986, com o objetivo de projetar e construir redes de primeira linha. Com mais de 30 anos de experiência, tem clientes em todos os estados do Brasil e no exterior. No segmento da maricultura oferece os seguintes produtos:
 
 
Travesseiro para cultivo de Ostras: Somos distribuidora exclusiva para o Brasil da Empresa INTERMAS / Espanha, fornecendo travesseiros para ostras desde 1998, com excelentes resultados de durabilidade e produtividade. Os travesseiros vão desde a malha 4mm para sementes, até a malha 23mm para ostras adultas. Os travesseiros são recomendados para regiões de mangue com grandes variações de marés e em áreas rasas. Acesse para saber mais.
 
 
Rede Tubular para Cultivo de Marisco e Algas: Rede Tubular para Cultivo de Marisco e Macro Algas. Malha 40mm para sementes de até 70mm. Para cano de 100mm de diâmetro.
Por Engepesca
Foto: Divulgação