Carregando...

Matusalém: peixe de aquário mais antigo do mundo gosta de carinho na barriga e figos frescos


Nos escritos bíblicos, Matusalém ficou conhecido por ser o homem que mais tempo viveu, chegando a 969 anos. Na Academia de Ciências da Califórnia, mora a versão "marinha" do ser mítico: um peixe que beira os 90 anos de idade, um recorde. Matusalém, como foi batizado o animal, é o peixe de aquário mais antigo do mundo.
 
Trata-se de um peixe pulmonar australiano que mede 1,2 metro de comprimento e pesa 18 quilos levado da Austrália para o museu de São Francisco em 1938. Os peixes pulmonados fazem parte de um raro grupo de seres marinhos primitivos que têm a capacidade de respirar ar. Acredita-se, por exemplo, que o peixe pulmonado australiano seja o elo evolutivo entre peixes e anfíbios.
 
Como todos aqueles que já viveram bastante tempo, Matusalém tem gostos e hábitos bem definidos: adora receber carinho na barriga e, de tempos em tempos, se delicia com figos frescos. Seu temperamento é considerado tranquilo e gentil.
 
“Eu digo aos meus voluntários, finja que ela é uma cachorrinha subaquática, muito suave, gentil, mas é claro que se ela se assustar ela terá ataques repentinos de energia. Mas, na maioria das vezes, ela está apenas calma”, disse Allan Jan, o tratador do peixe, à Associated Press.
 
Tanto a idade quanto o sexo do animal -- uma fêmea -- são suposições feitas pelos biólogos. A Academia de Ciências planeja enviar uma pequena amostra da barbatana de Matusalém para pesquisadores na Austrália, que confirmarão o sexo e tentarão determinar sua idade exata.
 
Até alguns anos atrás, o peixe pulmonado australiano mais antigo vivia no Shedd Aquarium, em Chicago. Granddad (uma referência a "avô" em inglês) morreu aos 95 anos em 2017.
Por Redação, do Um Só Planeta
Foto: Divulgação