Carregando...

MPA e MAPA recebem produtores de tilápia em Brasília



Os  ministros da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Carlos Fávaro, se reuniram em Brasília com um grupo de produtores da Associação Brasileira da Psicultura (Peixe BR). O encontro teve como objetivo discutir o desafio sanitário relacionado à recente importação de tilápia do Vietnã.

Durante o encontro vários produtores expressaram suas preocupações e ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pelo MAPA e MPA para o setor.

O ministro André de Paula expressou seu apoio aos produtores e ressaltou a importância de encarar essa questão como uma prioridade para fortalecer a competitividade e a sanidade do produto nacional. Ele defendeu o trabalho conjunto com o MAPA para garantir que outras importações semelhantes sejam devidamente monitoradas.

Em resposta às preocupações levantadas pelo setor, o ministro Carlos Fávaro se comprometeu a revisar os requisitos higiênico-sanitários para a importação de pescados, estabelecidos em 2019, de acordo com as exigências dos órgãos competentes do Brasil. Ele ressaltou a importância de garantir a proteção adequada aos produtores de tilápia contra possíveis doenças exóticas.

O secretário Executivo do MPA, Carlos Mello, destacou a responsabilidade do ministério em monitorar e acompanhar as importações de pescados, mesmo que essa seja uma competência do MAPA. Ele ressaltou a importância de trabalhar em sinergia para garantir a segurança dos produtos que entram no país.

O secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Goulart, enfatizou o crescimento acelerado da produção de tilápia e destacou o rigoroso controle realizado pelo ministério para garantir a qualidade e a sustentabilidade da cadeia produtiva.

O presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, comemorou o diálogo franco estabelecido com o setor durante a reunião e a decisão do MAPA de revisar imediatamente o protocolo sanitário do Vietnã. Ele ressaltou que essa revisão trará mais segurança aos produtores de tilápia no Brasil.
Por José Américo Erika Menezes - MPA
Foto: Enir Rodrigues