Carregando...

Na Agrotins: Governo do Tocantins assina Projeto de Lei para instituir o Programa Trilha da Piscicultura


Durante os cinco dias da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), a maior feira agrotecnológica da região Norte, mais de cinco mil pessoas visitaram o Pavilhão da Pesca e Aquicultura. A feira contou com diversas atividades voltadas para pescadores e piscicultores, reafirmando a importância do setor para a economia local. Entre as principais ações de fortalecimento da piscicultura no Tocantins, destacou-se a assinatura do Projeto de Lei nº 8 pelo governador Wanderlei Barbosa, instituindo o Programa Trilha da Piscicultura.

O estande da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea) foi prestigiado por diversas autoridades, incluindo a senadora Dorinha Seabra, que participou de uma degustação de produtos à base de carne de peixe e comemorou a aquisição de tanques-rede, frutos de emendas por ela destinadas através da Codevasf/Tocantins, conforme anunciado pelo coordenador no Tocantins, César Félix.

Miyuki Hyashida, titular da Pesca e Aquicultura, destacou a importância do evento: "A nossa participação na Agrotins deste ano foi muito satisfatória, pois estreitamos ainda mais cada elo do setor. Estivemos com pescadores, grandes parceiros como o Sebrae, o Ruraltins, prefeitos e muitos outros que nos ajudam a transformar o Tocantins em um grande polo de produção aquícola."

Trilha da Piscicultura  

Além das atividades interativas e de fomento, um dos momentos mais marcantes do evento foi a assinatura do Projeto de Lei nº 8, de 17 de maio de 2024, que institui o Programa Trilha da Piscicultura. Este projeto visa promover e fortalecer a produção de pescado no Tocantins. Através das ações desenvolvidas pela Sepea, o programa incentiva a agregação de valor ao pescado, fortalece a segurança alimentar no estado e possibilita o desenvolvimento regional onde há atividade profissional da pesca.

O governador Wanderlei Barbosa também assinou o Decreto nº 6.790, que dispõe sobre a Câmara Setorial de Piscicultura do Estado do Tocantins (CSP-TO), vinculada à Sepea. A CSP-TO tem como objetivos a equidade no tratamento entre os diferentes elos das cadeias, a qualidade nos serviços de piscicultura, a garantia da segurança alimentar, e a harmonização entre os setores, entre outros.

O evento também contou com o I Workshop da Pesca Artesanal e Amadora e um simpósio para capacitação dos profissionais do setor. Os participantes do curso de capacitação "Processamento de Pescados para Agregação de Valor" receberam certificação.

Essas atividades proporcionaram troca de conhecimento e atualização sobre as melhores práticas em pesca e aquicultura, reforçando o compromisso do governo do Tocantins com o desenvolvimento sustentável e inovador do setor.

Investimento

Para consolidar o fomento à piscicultura no Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa, junto com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou um compromisso de recursos na ordem de R$ 5 milhões, oriundos do Governo Federal, para o Convênio de Mecanização para a Agricultura Familiar, beneficiando também pequenos piscicultores.

Entrega de Cessão de Áreas Aquícolas

Durante uma reunião técnica, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) entregou cessões de áreas aquícolas ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). As cessões foram assinadas pelo superintendente do Patrimônio da União no Estado, Edy Cesar dos Passos, e recebidas pelo secretário executivo da Superintendência no Tocantins, Fred Lustosa.

Bioeconomia

A Sepea trouxe para a Agrotins 2024 um simpósio sobre bioeconomia na pesca e aquicultura, com palestras sobre resíduos na cadeia do pescado, reuso da água na produção de tilápias, uso de probióticos e prebióticos na aquicultura, pesca esportiva e conservação ambiental, e produção integrada na piscicultura - aquaponia.

Com o sucesso de público e a concretização de importantes iniciativas, o Pavilhão da Pesca e Aquicultura na Agrotins se consolida como um ponto de encontro fundamental para os atores do setor, promovendo negócios e parcerias que beneficiam toda a cadeia produtiva.

Além das atividades interativas e de fomento, um dos momentos mais marcantes da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) foi a assinatura do Projeto de Lei nº 8, de 17 de maio de 2024, que institui o Programa Trilha da Piscicultura. 

O projeto visa promover e fortalecer a produção de pescado no Tocantins. Através das ações desenvolvidas pela Sepea, o programa incentiva a agregação de valor ao pescado, fortalece a segurança alimentar no estado e possibilita o desenvolvimento regional onde há atividade profissional da pesca.
Por Gisele Burjack/Governo do Tocantins
Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins