Carregando...

Nova diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda será eleita em dezembro



Servidores da Semarh repassam informações sobre a eleição do Comitê de Bacias dos Rios Lontra e CordaMeio Ambiente/Governo do Tocantins
Os novos representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda serão escolhidos por meio de eleição que será realizada no dia 13 de dezembro. Os eleitos ficarão responsáveis pela administração do Comitê por um mandato de três anos.
 
O processo eleitoral será coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) e mais dois membros do Comitê da Bacia. Todos os titulares e suplentes podem votar e se candidatar aos cargos, desde que estejam com a situação legal perante a Bacia.
 
Inicialmente será feita eleição dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda que podem se cadastrar como poder público, sociedade civil e usuários. O percentual de vagas de cada segmento não pode ultrapassar 40% e nem ficar abaixo de 20% do total de vagas. Posteriormente será realizada uma nova eleição para a escolha do presidente, vice-presidente e secretário executivo.
 
A engenheira agrônoma da Semarh, Gorete Braga, ressalta que a nova diretoria tem um papel fundamental na gestão do uso da água e no gerenciamento dos conflitos da região. "Eles terão que trabalhar a educação ambiental buscando projetos que possam desenvolver a região, principalmente na área de recursos hídricos”, ressaltou.
 
 Durante o ano são realizadas quatro reuniões, e os membros têm que participar de pelo menos três encontros. Com a finalidade de mobilizar os integrantes que não puderam estar presentes nas ultimas reuniões, a equipe da Semarh iniciou nessa segunda feira, 4, uma mobilização desses veteranos para regularizar a situação cadastral. As servidoras da secretaria estão realizando também novos registros dos interessados em participar do Comitê.
 
As cidades que fazem parte do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda são Araguaína, Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá
 
O comitê tem o poder consultivo, deliberativo e normativo entre as funções que compete ao presidente e a diretoria que, além de responsáveis pela presidente eleito, tem a função de administrar o comitê. As informações são do Portal do Tocantins.