Carregando...

Oficina Nacional consolida a base para o Plano Nacional de j da Pesca Amadora e Esportiva


O  Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) sediou a Oficina Nacional do Plano Nacional para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca Amadora e Esportiva, onde foi apresentado os temas que constarão no plano estratégico para o setor. O documento é resultado de um processo participativo que envolveu 16 reuniões regionais, reunindo sociedade civil, órgãos governamentais e instituições para debater e alinhar os interesses do setor.
 
O Plano busca promover o crescimento econômico e social da pesca amadora e esportiva, com foco na sustentabilidade ambiental, por meio de políticas públicas estruturadas. Entre as ações discutidas durante o evento, destacam-se a criação de um boletim estatístico com dados relevantes do setor, a promoção dos principais destinos de pesca e um calendário de torneios, além da inclusão da pesca esportiva no Salão do Turismo - evento promovido pelo Ministério do Turismo para divulgar os produtos e serviços turísticos do Brasil.
 
Outro ponto que será abordado no documento é a revisão dos normativos que regem a pesca amadora e esportiva, visando modernizar e adaptar a legislação às necessidades atuais.
 
O desenvolvimento do Plano contou com a participação ativa de representantes do setor da pesca amadora, abrangendo diversas modalidades, como a pesca de linha e subaquática, além de órgãos públicos federais, como o MPA, o Ministério do Turismo (MTur), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e secretarias estaduais de meio ambiente e turismo.
 
“Costumamos dizer na gestão pesqueira que, quanto maior o número de atores envolvidos, maiores os conflitos. Por isso, o debate e o diálogo são fundamentais para a construção de políticas públicas eficazes para a pesca amadora e esportiva. O Plano Nacional será um marco para essa cadeia tão importante”, afirmou o secretário Executivo do MPA, Edipo Araujo.
 
A expectativa é que a versão final do Plano Nacional para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca Amadora e Esportiva seja apresentada em breve à comunidade do setor. O Plano estabelecerá políticas públicas estratégicas para impulsionar o desenvolvimento do setor nos próximos 10 anos, reforçando o compromisso do MPA com a construção de um futuro mais sustentável e promissor para a pesca amadora e esportiva no Brasil.
Por MPA
Foto: Divulgação